00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10704
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Adriana Ximenes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4629680117400602pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Olagide Wagner de-
dc.contributor.referee2Alves, Ana Rosa Almeida-
dc.creatorSantos, Carla Fernanda Lima dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8220513280275429pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-16T17:34:37Z-
dc.date.available2024-03-13-
dc.date.available2023-03-16T17:34:37Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Carla Fernanda Lima dos. Neuroeducação: utilizando uma metodologia ativa para o ensino sobre o funcionamento do cérebro. 2023.105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10704-
dc.description.abstractNeuroeducation can be defined as a new scientific approach to learning and education that brings together cognitive sciences, neurosciences, and education to understand the scientific bases of learning and memory processes. This study created and evaluated the use of a game in physical version as an active methodology tool to teach the functioning of the nervous system for high school students. An existing questionnaire on neuroscience myths (neuromyths) was administered at the beginning and after the end of the game development stages to assess the students’ knowledge on the functioning of the nervous system. A card game (JgBrain) created by the author with investigative elements on the functioning of the nervous system was created based on questions the students asked in classes and on the use of the questionnaire on neuromyths. The effectiveness of the card game in improving learning was proven by the significantly increased number of correct answers in the questionnaire on neuromyths, which contains 32 statements about the functioning of the nervous system. The use of the game as a pedagogical tool to teach the functioning of the nervous system was effective, contributing to contextualized teaching and allowing the proactive and investigative participation of the student.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectNeuroeducaçãopt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectNeuromitospt_BR
dc.subjectNeuroeducationpt_BR
dc.subjectActive methodologypt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectNeuromythspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleNeuroeducação : utilizando uma metodologia ativa para o ensino sobre o funcionamento do cérebropt_BR
dc.title.alternativeNeuroeducation: using an active methodology for teaching about the functioning of the brainpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA neuroeducação pode ser definida como uma nova abordagem científica sobre a aprendizagem e a educação que agrupa as ciências cognitivas, as neurociências e a educação com a finalidade de compreender as bases científicas dos processos de aprendizagem e memória. Esse estudo objetivou a criação, e avaliação da utilização, de um jogo na versões digital e física, como ferramenta de metodologia para o ensino sobre o funcionamento do Sistema Nervoso para estudantes do Ensino Médio. Com a finalidade de avaliar o conhecimento dos estudantes sobre o funcionamento do Sistema Nervoso, um questionário já existente na literatura sobre mitos das neurociências (neuromitos) foi aplicado no início e após a conclusão das etapas para o desenvolvimento do jogo. Baseado em perguntas originadas pelos estudantes durante as aulas sobre o Sistema Nervoso, como também utilizando o questionário sobre neuromitos, um jogo de cartas (JgBrain) foi criado pela autora com elementos investigativos sobre funcionamento do sistema nervoso. A eficácia da aplicação do jogo de cartas na melhoria da aprendizagem foi comprovada pelo aumento significativo do número do questionário neuromitos que contém 32 afirmativas sobre o funcionamento do Sistema Nervoso. A aplicação do jogo como ferramenta pedagógica para o ensino sobre o funcionamento do sistema nervoso foi eficaz, colaborando para um ensino contextualizado, permitindo a participação proativa e investigadora do estudante.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Neuroeducação - utilizando uma metodologia ativa para o ensino sobre o funcionamento do cérebro.pdf5.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.