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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10685
Tipo: | Dissertação |
Título: | A promoção da saúde na formação de profissionais de enfermagem em uma instituição de ensino superior: perfil e competências fundamentais |
Autor(es): | Fernandes, Humberto Rochimin |
Primeiro Orientador: | Costa, Antônio Carlos Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Lucy Vieira da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pires, Ana Paula Duarte |
Resumo: | Com o objetivo de descrever as características de formação do profissional enfermeiro de acordo com o Projeto Pedagógico de uma Instituição de ensino superior de esfera administrativa pública do estado de Pernambuco e analisar o perfil da formação e competências fundamentais para a promoção da saúde que podem afetar a prática e assistência à saúde da população. Esse é um estudo de caso, de abordagem quantitativa, onde foram pesquisados os docentes, discentes e o projeto político pedagógico do curso de Enfermagem. Abordamos a Política Nacional e a definição de promoção da saúde e as competências curriculares trabalhadas na formação do profissional enfermeiro. Sendo assim, realizamos uma busca em plataformas de dados, revisando e selecionando os estudos de forma criteriosa para melhor fundamentar nosso estudo; analisamos as competências para a promoção da saúde na formação do enfermeiro no contexto do curso; no projeto pedagógico do curso identificamos o perfil de formação profissional, as competências e habilidades pretendidas e o domínio de competência para promoção da saúde correspondente; identificamos na matriz curricular as disciplinas ofertadas sobre as temáticas saúde pública, coletiva e promoção da saúde ou que as mencionam; e o que dizem os discentes e docentes sobre o ensino da promoção da saúde. Conclui-se que os achados revelam que o projeto pedagógico do curso, matriz curricular e os planos de disciplinas não apresentam estratégias pedagógicas diferenciadas, que facilitem o desenvolvimento de competências para a promoção da saúde. E que não existe estratégias no currículo em análise que possam inserir os alunos na realidade dos serviços e da comunidade desde os períodos iniciais e uma integração curricular entre teoria e prática e entre ciclo básico e ciclo profissional. Segundo os docentes e discentes, o ensino da promoção da saúde na formação do enfermeiro no curso cenário desse estudo, é recomendado criar e fortalecer estratégias pedagógicas adequadas para a promoção da saúde ao cenário local, favorecendo a integração teoria e prática e a integração ensino-serviço-comunidade, e a proximidade com os contextos sociais e seus determinantes de saúde e doença. Embora o estudo seja de uma realidade particular, ele permite revelar um conjunto de situações e realidades do processo de formação de competências do enfermeiro, com possibilidade de aproximações de cenários com outras realidades. Destaca-se a necessidade de analisar o quanto a promoção da saúde é tratada nas propostas curriculares para os cursos de enfermagem das instituições de ensino superior. Como produto foi produzido um Podcast com o tema: A promoção da saúde na formação dos enfermeiros em podcast. Com o objetivo de auxiliar docentes e gestores dos cursos de graduação em enfermagem a refletir sobre a importância da promoção da saúde na formação profissional em enfermagem e como uma orientação simplificada de como trabalhar as principais competências em promoção da saúde nesse processo de formação profissional. O podcast aparece como uma ferramenta tecnológica alternativa bastante eficaz para ser utilizada na transmissão de informações e auxiliar de forma efetiva no processo de aprendizagem. Para a produção de podcast como recurso para a divulgação do produto produzido, inicialmente, foi elaborado um roteiro de estudo sobre as competências em promoção da saúde, com três eixos orientadores da discussão, que deram origem a três capítulos, disponibilizados de forma gratuita em uma plataforma de streaming, sendo eles: 1) Padronizando as competências profissionais em promoção da saúde; 2) Valores éticos e conhecimentos básicos norteadores das competências para a promoção da saúde e 3) Os domínios de competências para a promoção da saúde. Este produto trata de uma forma de publicar uma reflexão teórica sobre o desenvolvimento de competências em promoção da saúde. Tratando-se de um constructo teórico, resultado de uma busca bibliográfica, no entanto, pode servir como início de um aprofundamento e discussão sobre competências em promoção da saúde. |
Abstract: | With the aim of describing the characteristics of professional nurse training according to the Pedagogical Project of a higher education institution in the public administrative sphere in the state of Pernambuco and analyzing the profile of training and fundamental skills for health promotion that can affect the practice and health care for the population. This is a case study, with a quantitative approach, where professors, students and the political pedagogical project of the Nursing course were researched. We address the National Policy and the definition of Health Promotion and the curricular competences for health promotion worked on in the training of professional nurses. Therefore, we performed a search in data platforms, carefully reviewing and selecting studies to better support our study; we analyzed the competences for health promotion in nursing education in the context of the course; in the pedagogical project of the course, we identified the profile of professional training, the desired skills and abilities and the corresponding domain of competence for health promotion; we identified in the curricular matrix the subjects offered on or that mention the themes of public, collective health and health promotion and what students and teachers say about the teaching of health promotion. It is concluded that the findings reveal that the course's pedagogical project, curricular matrix and subject plans do not present differentiated pedagogical strategies that facilitate the development of competences for health promotion. And that there are no strategies in the curriculum under analysis that can insert students into the reality of services and the community from the initial periods and a curriculum integration between theory and practice and between the basic cycle and the professional cycle. According to the professors and students, the teaching of health promotion in nursing education in the course setting of this study, it is recommended to create and strengthen appropriate pedagogical strategies for health promotion in the local setting, favoring the integration of theory and practice and the integration of teaching- service-community, and proximity to social contexts and their determinants of health and disease. Although the study is of a particular reality, it allows revealing a set of situations and realities in the process of training nurses' skills, with the possibility of bringing scenarios closer to other realities. The need to analyze how health promotion is addressed in the curricular proposals for nursing courses at higher education institutions is highlighted. As a part product, a Podcast was produced with the theme: Health Promotion in the training of nurses in PODCAST. With the objective of helping professors and managers of undergraduate nursing courses to reflect on the importance of health promotion in professional nursing education and as a simplified guideline on how to work on the main competencies in health promotion in this proces of professional education. Podcast appears as a very effective alternative technological tool to be used in the transmission of information and effectively assist in the learning process. For the production of a podcast as a resource for the dissemination of the product produced, initially, a study guide was drawn up on skills in health promotion, with three guiding axes of discussion, which gave rise to three chapters, available free of charge in a streaming platform, namely: 1) Standardizing professional skills in health promotion; 2) Ethical values and basic knowledge that guide competences for health promotion and 3) The domains of competences for health promotion. This product is a way to publicize a theoretical reflection on the development of skills in health promotion. As this is a theoretical construct, the result of a bibliographic search, however, it can serve as the beginning of a deepening and discussion of competences in health promotion. |
Palavras-chave: | Enfermagem Promoção da saúde Ensino superior Papel do profissional de enfermagem Nursing Health promotion University education Skills |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde |
Citação: | FERNANDES, Humberto Rochimin. A promoção da saúde na formação de profissionais de enfermagem em uma instituição de ensino superior: perfil e competências fundamentais. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10685 |
Data do documento: | 30-ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
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