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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10679
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Meinerz, Nádia Elisa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0833029650495523 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Block, Pamela | - |
dc.contributor.referee2 | Rechenberg, Fernanda | - |
dc.creator | Jacintho, Bruna Teixeira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8487703319878445 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-13T19:49:04Z | - |
dc.date.available | 2024-03-08 | - |
dc.date.available | 2023-03-13T19:49:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-23 | - |
dc.identifier.citation | JACINTHO, Bruna Teixeira. Deficiena: a fotocolagem como prática etnográfica da deficiência. 2023. 180 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10679 | - |
dc.description.abstract | The collages presented in this research propose disability as a cocreative power for the manufacture of ethnographic image. To this end, it examines the practice of digital photocollage as an experience of the meeting with Olga Aureliano, Vanessa Malta, Aline Regina, Helen Costa and Edvânia - alagoanas with disabilities living in Maceió/ AL, and whose processes were lived from very particular dynamic displacements. The analysis considers special attention: 1) the time dedicated to the visual instance of collage; 2) to the excesses of digital editing as a way to "open" the image of the field and 3) to the existing complicity in an ethnographic campaign engaged and feminist disability, lived forward, in a dialogical and inventive relationship that evokes a meeting of the authorial artistic place, with production that visualizes the endogenous – the defiça partners – but do not cease to exist as an exogenous creation – of the artist anthropologist partner, lesbian and temporarily non-defiça. Around still thinking about the images, without losing sight of the thoughts that they articulate themselves, the research brings citations in self-portraits and imagery references of disability activist artists, as well as, the analytical inspirations on classical portraits of Rosemarie Garland-Thomson, the studies of recent decades on the relationship of image as an ethnographic experience and the set of texts that articulate the theoretical reflection of research with and by people with disabilities in Brazilian anthropology. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teoria social da deficiência | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Retratos | pt_BR |
dc.subject | Engajamento – etnografia | pt_BR |
dc.subject | Disability | pt_BR |
dc.subject | Collage | pt_BR |
dc.subject | Woman | pt_BR |
dc.subject | Portrait | pt_BR |
dc.subject | Engaged ethnography | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Deficiena: a fotocolagem como prática etnográfica da deficiência | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | As fotocolagens apresentadas nesta pesquisa propõe a deficiência como uma potência cocriativa para a fabricação da imagem etnográfica. Para tanto, examina a prática da fotocolagem digital como experiência do encontro com Olga Aureliano, Vanessa Malta, Aline Regina, Helen Costa e Edvânia - alagoanas com deficiência residentes em Maceió/AL, e cujos processos foram vividos a partir de deslocamentos dinâmicos bem particulares. A análise considera uma atenção especial: 1) ao tempo dedicado a instância visual da fotocolagem; 2) aos excessos de edição digital como maneira de “abrir” a imagem do campo e 3) às cumplicidades existentes em uma campanha etnográfica engajada e feminista da deficiência, vivida para frente, numa relação dialógica e inventiva que evoca um encontro do lugar artístico autoral, com produção que visualiza o endógeno – as parceiras defiças - , mas não deixam de existir como criação exógena – da parceira antropóloga artista, lésbica e temporariamente não-defiça. Em torno de seguir pensando as imagens, sem perder de vista os pensamentos que elas próprias articulam, a pesquisa traz citações em autorretratos e referências imagéticas de artistas ativistas da deficiência, bem como, das inspirações analíticas sobre retratos clássicos de Rosemarie Garland-Thomson, dos estudos das últimas décadas sobre a relação da imagem como experiência etnográfica e do conjunto de textos que articulam a reflexão teórica da pesquisa com e por pessoas com deficiência na antropologia brasileira. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Deficiena_a fotocolagem como prática etnográfica da deficiência.pdf | 6.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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