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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10677
Tipo: | Dissertação |
Título: | Disponibilidade do ferro da alimentação escolar dos centros municipais de educação infantil de Maceió-AL |
Autor(es): | Lima, Amanda de Araujo |
Primeiro Orientador: | Ataide, Terezinha da Rocha |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Bádue, Gabriel Soares |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bueno, Nassib Bezerra |
metadata.dc.contributor.referee2: | Arruda, Ilma Kruze Grande de |
Resumo: | A anemia ferropriva continua sendo um problema de saúde pública em crianças menores de cinco anos, mulheres em idade fértil e gestantes, cujas consequências podem repercutir ao longo dos anos. Com isso, a presente dissertação objetivou realizar uma revisão narrativa acerca dos algoritmos e modelos qualitativos disponíveis na literatura para estimar a disponibilidade do ferro dietético, ou seja, a quantidade de ferro absorvível, e avaliar a disponibilidade do ferro da alimentação escolar dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), de Maceió-AL. Este trabalho de dissertação consistiu em três etapas, a saber: 1) revisão narrativa acerca dos algoritmos e modelos qualitativos disponíveis na literatura para estimar o ferro disponível; 2) seleção dos algoritmos a serem utilizados na segunda etapa da dissertação; 3) avaliação da disponibilidade do ferro da alimentação escolar dos CMEI de Maceió-AL. Foram encontrados 18 algoritmos e 2 modelos qualitativos para estimar a disponibilidade do ferro, ao longo de 39 anos, entre 1978 e 2017. Os algoritmos selecionados foram: Monsen e Balintfy (1982), Singer et al. (1982), Du et al. (2000) e Rickard et al. (2009). As estimativas da disponibilidade do ferro da alimentação escolar, obtidas em cada um dos quatro algoritmos, foram expressas como média e erro padrão médio. Realizaram-se análise de correlação entre as estimativas, seguida do teste de análise com medidas repetidas (ANOVA) para comparar as estimativas, e do teste de Bland-Altman para verificar a concordância dos resultados. Também foi realizada análise de correlação entre os constituintes da dieta para avaliar o cardápio proposto. As estimativas de ferro absorvível variaram entre 0,23 e 0,44 mg/dia, e a estimativa de eficiência de absorção variou entre 4,8% e 9,7%. Ao comparar as estimativas com as recomendações nutricionais, constatou-se que, embora a quantidade de ferro total tenha aparentemente atendido às recomendações de ferro das crianças assistidas pelos CMEI, na grande maioria dos dias analisados, a quantidade de ferro absorvível não atendeu às recomendações nutricionais adotadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com base no teste de Bland-Altman, verificou-se que o par de algoritmos de Monsen e Balinfty (1982) e Rickard et al. (2009) apresentaram a maior concordância entre si. Os resultados do presente estudo, associados à facilidade de sua aplicação, permitem recomendar o algoritmo de Monsen e Balinfty (1982) como o de escolha, no contexto aqui investigado. Já a análise de correlação entre os constituintes das refeições demonstrou que tecido animal (TA) e ferro não heme (FNH) apresentaram correlação positiva moderada (r = 0,42; p < 0,05), enquanto que TA e cálcio (r = -0,54) e cálcio e ácido fítico (r = -0,46) apresentaram correlação negativa moderada (p<0,05). Conclui-se que a quantidade de ferro disponível na alimentação escolar estimada neste estudo não atende, na grande maioria dos dias, às recomendações nutricionais adotadas pelo PNAE. Além disso, a análise dos constituintes do cardápio confirmou a necessidade de adotar estratégias para aumentar a disponibilidade do ferro na alimentação escolar, como associar o consumo de FNH e ácido ascórbico e reduzir a presença de fatores inibidores, principalmente em refeições com maiores quantidades de ferro. |
Abstract: | Iron deficiency anemia remains a public health problem in children under the age of five, women of childbearing age and pregnant women, whose consequences can reverberate over the years. Thus, this dissertation aimed to carry out a narrative review of the algorithms and qualitative models available in the literature to estimate the availability of dietary iron, that is, the amount of absorbable iron, and to assess the availability of iron in school meals at the Municipal Centers for Child Education-MCCE, from Maceió-AL. This dissertation consisted of three stages, namely: 1) narrative review of the algorithms and qualitative models available in the literature to estimate available iron; 2) selection of algorithms to be used in the second stage of the dissertation; 3) evaluation of the availability of iron in the school meals of the CMEI in Maceió-AL. Eighteen algorithms and 2 qualitative models were found to estimate iron availability, over 39 years, between 1978 and 2017. The selected algorithms were: Monsen and Balintfy (1982), Singer et al. (1982), Du et al. (2000) and Rickard et al. (2009). Estimates of the availability of iron in school meals, obtained in each of the four algorithms, were expressed as mean and mean standard error. Correlation analysis was performed between the estimates, followed by the analysis test with repeated measures (ANOVA) to compare the estimates, and the Bland-Altman test to verify the agreement of the results. Correlation analysis between diet constituents was also performed to evaluate the proposed menu. Absorbable iron estimates ranged from 0.23 to 0.44 mg/day, and the estimated absorption efficiency ranged from 4.8% to 9.7%. When comparing the estimates with the nutritional recommendations, it was found that, although the amount of total iron apparently met the iron recommendations of the children assisted by the MCCE, on the vast majority of the days analyzed, the amount of absorbable iron did not meet the nutritional recommendations adopted by the National School Feeding Program (NSFP). Based on the Bland-Altman test, it was found that the pair of algorithms by Monsen and Balinfty (1982) and Rickard et al. (2009) showed the greatest agreement with each other. The results of the present study, associated with the ease of its application, allow us to recommend the algorithm of Monsen and Balinfty (1982) as the one of choice, in the context investigated here. The correlation analysis between the constituents of the meals showed that animal tissue (AT) and non-heme iron (NHI) showed a moderate positive correlation (r = 0.42; p < 0.05), while AT and calcium (r = -0.54) and calcium and phytic acid (r = -0.46) showed a moderate negative correlation (p<0.05). It is concluded that the amount of iron available in school meals estimated in this study does not meet, on most days, the nutritional recommendations adopted by the NSFP. In addition, the analysis of the menu's constituents confirmed the need to adopt strategies to increase the availability of iron in school meals, such as associating the consumption of NHI and ascorbic acid and reducing the presence of inhibitory factors, especially in meals with higher amounts of iron. |
Palavras-chave: | Ferro heme Ferro não heme Ferro na dieta Anemia ferropriva Algoritmos Heme iron Iron not heme Availability of dietary iron Iron deficiency anemia Algorithms |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Nutrição |
Citação: | LIMA, Amanda de Araújo. Disponibilidade do ferro da alimentação escolar dos centros municipais de educação Infantil de Maceió-AL. 2023. 66 f. Dissertação (Mestrado em Nutrição) – Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10677 |
Data do documento: | 31-ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FANUT |
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