00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Andrea da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247883444384172pt_BR
dc.contributor.referee1Stella, Paulo Rogério-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6506349461840284pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Luiz Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782711247133672pt_BR
dc.creatorSilva, Cassia Rofina da-
dc.date.accessioned2023-03-10T20:15:26Z-
dc.date.available2023-03-03-
dc.date.available2023-03-10T20:15:26Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, Cassia Rofina da. PROFLETRAS/UFAL: Visitando dissertações a partir de um olhar metodológico. 2023. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10667-
dc.description.abstractThe Federal University of Alagoas - UFAL is one of the Federal Universities in Brazil that offers PROFLETRAS, since its inception in 2013, in the blended modality, it offers 12 vacancies, provides for the completion of 360 hours within a period of 2 years. It consists of a single concentration area which is Languages and Literacies. Two lines of research are linked to this area of concentration: Theories of language and teaching; Reading and textual production: social diversity and teaching practices. In this way, the present work intends to develop a study of indexing by methodological references of the dissertations of the first group of the research line reading and production of textual-social diversity and teaching practices. As specific objectives, the objective is: a) to verify which are the methodological references of each dissertation; b) describe how each methodological chapter is organized. qualitative research has a naturalistic and interpretive approach, that is, the researcher observes the world in its natural environment, and in this environment the researcher will seek to interpret the phenomena and their meanings, meanings that are given by people. At the end of the research, it was noticed that all works addressed multiliteracy, all objectives were teaching, the authors are both teachers and researchers. The methodology used for the most part was ethnography, all dissertations were qualitative research, with two master's students also using the quantitative methodology. It was observed in the dissertations that the master's students made use of different instruments, including photography, questionnaire, interview, field diary/ teacher's diary.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas, Faculdade de Letraspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado Profissional em Letraspt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectFederal University of Alagoas, Faculty of Letterspt_BR
dc.subjectFederal University of Alagoas, Faculty of Letters, Federal University of Rio Grande do Norte, Professional Master in Letterspt_BR
dc.subjectQualitative researchpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titlePROFLETRAS/UFAL: Visitando dissertações a partir de um olhar metodológicopt_BR
dc.title.alternativePROFLETRAS/UFAL: Visiting dissertations from a methodological perspectivept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Universidade Federal de Alagoas - UFAL é uma das Universidades Federais no Brasil que oferece o PROFLETRAS, desde do seu início em 2013, na modalidade semipresencial, a mesma disponibiliza 12 vagas, prevê o cumprimento de 360 horas num prazo de 2 anos. Está constituído de uma única área de concentração a qual é Linguagens e letramentos. A essa área de concentração se vinculam duas linhas de pesquisa: Teorias da linguagem e ensino; Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes. Desta forma, o presente trabalho pretende desenvolver um estudo de indexação por referências metodológicas das dissertações da primeira turma da linha de pesquisa leitura e produção de textual-diversidade social e práticas docentes. Como objetivos específicos, objetiva-se: a) verificar quais são as referências metodológicas de cada dissertação; b) descrever como se organiza cada capítulo metodológico a pesquisa qualitativa possui uma abordagem naturalista e interpretativa, ou seja, o pesquisador observa o mundo em seu ambiente natural, e nesse ambiente o pesquisador vai buscar interpretar os fenômenos e seus significados, significados esses que são dados pelas pessoas. Ao final da pesquisa foi percebido que todos os trabalhos abordaram o multiletramento, todos os objetivos eram de ensino, os autores são tanto professores como pesquisadores. A metodologia utilizada em sua grande maioria foi a etnografia, todas as dissertações foram pesquisa qualitativa, sendo dois mestrandos também fizeram o uso da metodologia quantitativa. Foi observado nas dissertações que os(as) mestrandos(as) fizeram o uso de diferentes instrumentos ente os mesmos estão fotografia, questionário, entrevista, diário de campo/ diário do professor.pt_BR
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