00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mura, Claudia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0254181332577824pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Siloé Soares de-
dc.contributor.referee2Souza, Jordânia de Araújo-
dc.contributor.referee3Rodrigues, Rafael de Oliveira-
dc.contributor.referee4Côrrea, José Gabriel Silveira-
dc.creatorFerreira, José Kleiton Vieira de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3707782795545757pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-03T17:24:19Z-
dc.date.available2023-03-03-
dc.date.available2023-03-03T17:24:19Z-
dc.date.issued2020-07-27-
dc.identifier.citationFERREIRA, José Kleiton Vieira de Lima. A educação escolar na aldeia Mata da Cafurna: um estudo sobre a construção da educação diferenciada entre os Xukuru-Kariri-AL. 2023. 136 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10629-
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to analyze how indigenous school education is built in the village Xukuru-Kariri Mata da Cafurna, highlighting the multiple interpretations of social actors in relation to the purpose of the indigenous school and how it is designed. From a procedural analysis, indigenous school education is understood in a process of construction by concrete social actors who interpret it from different experiences and trajectories with schooling, as well as with the knowledge of - and about - “tradition” giving it political uses and meanings ranging from cultural re-elaboration to its contributions to the formation of indigenous leaders. Seizing it in a procedural way, I do not use the laws that deal with indigenous school education (the LDB, CFB, PCN and Decree) as a parameter of an indigenous and differentiated school education, but rather to make a counterpoint between the idealized conditions in legal documents and the conditions placed on social actors for the development of differentiated education. The research was developed based on fieldwork, with an emphasis on narratives by indigenous teachers, indigenous school coordinators, indigenous school directors and indigenous leaders, the chiefs and one of the village shamans. The work aims to understand the variations in the development of differentiated education based on the trajectories of the social actors involved in this process, as well as the organizational principles that guide it.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectÍndios Xukuru-Kariript_BR
dc.subjectLiderança indígenapt_BR
dc.subjectIndigenous school educationpt_BR
dc.subjectXukuru-Kariript_BR
dc.subjectIndigenous leaderspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleA educação escolar na aldeia Mata da Cafurna: um estudo sobre a construção da educação diferenciada entre os Xukuru-Kariri-ALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é analisar como a educação escolar indígena é construída na aldeia Xukuru-Kariri Mata da Cafurna, dando destaque às múltiplas interpretações dos atores sociais em relação à finalidade da escola indígena e como ela está sendo projetada. A partir de uma análise processual, a educação escolar indígena é apreendida em um processo de construção por atores sociais concretos que a interpretam a partir de experiências e trajetórias diferentes com a escolarização, bem como com os saberes da – e sobre a – “tradição” conferindo a ela usos e sentidos políticos que vão desde a reelaboração cultural até as contribuições dela na formação de lideranças indígenas. Não utilizo as legislações que versam sobre a educação escolar indígena (a LDB, a CFB, o PCN e Decreto) como parâmetro para entender o que é a educação escolar indígena e diferenciada, mas sim como parâmetro para entender como ela é idealizada nos documentos legais e as condições postas aos atores sociais para a elaboração desta educação diferenciada. A pesquisa foi desenvolvida a partir do trabalho de campo, com ênfase em narrativas de professores indígenas, coordenadoras escolares indígenas, diretora escolar indígena e lideranças indígenas, os caciques e um dos pajés da aldeia. O trabalho visa compreender as variações na elaboração da educação diferenciada com base nas trajetórias dos atores sociais envolvidos nesse processo, bem como os princípios organizacionais que o norteiam.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educação escolar na aldeia Mata da Cafurna - um estudo sobre a construção da.pdf2.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.