Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10614
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A Literatura de Cordel no Ensino de Língua Inglesa: uma proposta pedagógica |
Título(s) alternativo(s): | Cordel's Literature in English Language Teaching: a pedagogical proposal |
Autor(es): | Farias, Natália Silva |
Primeiro Orientador: | Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rieger, Pedro Gustavo |
Resumo: | Este trabalho tem como tema central a Literatura de Cordel e ensino de línguas, com foco nas aulas de Língua Inglesa. A ideia surgiu durante meu período de estágio supervisionado, em que a professora regente trabalhou com os alunos de forma intercultural a tradução e apresentação de cordéis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que envolve exemplos de sequências didáticas (BUTT, 2006) para turmas de 9° ano do ensino fundamental. Os estudos teóricos foram embasados, principalmente em Helder Pinheiro (2008), Falci (2006), Queiroz (2006), Hall (2005), Lima (2009), Almeida Filho (1998), além de informações extraídas de documentos oficiais referentes ao ensino de língua Inglesa como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalho responde as seguintes perguntas de pesquisa: Quais são as possíveis contribuições de estudos culturais no aprendizado da língua inglesa; 2) Qual o papel da literatura de cordel na sala de aula? E 3) Qual seria uma proposta de aula de língua inglesa com a prática dos cordéis como elemento estruturante? As respostas nos levam a uma compreensão apurada de como a aula de Língua Inglesa é um momento favorável para que o professor possa colocar seus alunos em contato com outras línguas e culturas. Dessa forma, a pesquisa alcançou o objetivo geral deste trabalho que foi compreender como a Literatura de Cordel tem um papel intercultural dentro da sala de aula de língua inglesa, enfatizando também as representações da mulher presentes nos cordéis, valorizando assim, não só a cultura nordestina como também o papel da mulher na sociedade. Ao fazer um elo entre a teoria e o planejamento, este trabalho tem a intenção de colaborar para aulas mais significativas no ensino de Língua Inglesa no âmbito da interculturalidade, visando novas propostas de ensino que valorizem e incentive outros campos de leituras e interpretações, principalmente sociais. |
Abstract: | This paper has as its central topic Cordel Literature and language teaching, focusing on English Language classes. The idea came up during my period of supervised internship, where the conducting teacher worked with the students in an intercultural way, translating and presenting cordels. It is a qualitative research of bibliographic nature that involves examples of didactic sequences (BUTT, 2006) to be applied in the 9th grade classes of elementary school. The theoretical studies were based mainly on Helder Pinheiro (2008), Falci (2006), Queiroz (2006), Hall (2005), Lima (2009), Almeida Filho (1998), and a piece of information extracted from official documents as National Curricular Parameters (NCP) and the Common National Curricular Base (BNCC). The work includes the following questions: What are the possible contributions of cultural studies to learning English? 2) What is the paper of Cordel Literature in the classroom? and 3) What would be a proposal for an English language class with the practice of cordels as a structuring element? The answers lead us to an accurate understanding of how the English language class is a favorable moment for the teacher to put his students in contact with other languages and cultures.Thus, in addition to reaching the specific objectives proposed, the research reached the general objective of this work, which was to understand how Cordel Literature has an intercultural role within the English language classroom, also emphasizing the representations of women present in the cordels, thus valuing not only the Northeastern Brazilian culture but also the role of women in society. By making a link between theory and planning, this work intends to collaborate for more meaningful classes in the teaching of English in the context of interculturality, aiming at new teaching proposals that value and encourage other fields of reading and interpretation, mainly social. |
Palavras-chave: | Literatura de cordel Ensino-aprendizagem Língua inglesa Estudos culturais Cordel literature Teaching-learning English language Cultural studies |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Inglês) |
Citação: | FARIAS, Natália Silva. A Literatura de Cordel no Ensino de Língua Inglesa: uma proposta pedagógica. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10614 |
Data do documento: | 16-mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Literatura de Cordel no Ensino de Língua Inglesa - uma proposta pedagógica..pdf | 791.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.