00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10606
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee1Flores, Andre Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2996479480895178pt_BR
dc.contributor.referee2Giraldo, Victor Augusto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8266357230021399pt_BR
dc.creatorSilva Júnior, Adelson Ricardo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1419563192283381pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-01T18:47:58Z-
dc.date.available2023-02-28-
dc.date.available2023-03-01T18:47:58Z-
dc.date.issued2021-03-09-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Adilson Ricardo da. Resolução de Problemas: A necessidade de formação continuada dos professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental I e II. 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10606-
dc.description.abstractThis work aims to carry out an analysis on the importance of Problem Solving in Elementary Education. In the course of this study, strategies and paths emerged in which educators in the area of Mathematics can appropriate themselves to know and improve their views on the topic, as well as to become aware of how important it is to value the problem solving process. In the research carried out, other important factors in the process of knowledge and appropriation of the study were described by the great scholars of the theme, such as George Polya (1995) and Dante (2010), who defend the teaching-learning process using mathematical problems, already that the human being is challenged to solve problems constantly in his life. These facts can influence both math teachers and their students. We present a brief profile of teachers who work in elementary school, pointing out the need for continuing education in the area of Mathematics, especially for professionals who work in the early years. We show concepts, types, goals and suggestions for how the teacher can use problem solving in the classroom. And, we also expose how students in the early years begin to perceive a mathematical problem. Finally, we suggest an Educational Product through continuous training, in order to assist and enrich the methods used by teachers in their daily school practices.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.subjectProblem solving.pt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.subjectContinuing Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleResolução de Problemas: A necessidade de formação continuada dos professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental I e IIpt_BR
dc.title.alternativeProblem solving: the need for continuing education for teatchers who teach mathematics in Elementary School I and IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem a finalidade de realizar uma análise sobre a importância da Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. No decorrer deste estudo surgiram estratégias e caminhos no qual os educadores na área de Matemática podem se apropriar para conhecer e melhorarem suas visões a cerca do tema, como também, tomar conhecimento do quanto é importante valorizar o processo de resolução de problemas. Na pesquisa realizada, ainda, foram descritos outros fatores importantes no processo de conhecimento e apropriação do estudo pelos grandes estudiosos do tema, como George Polya (1995) e Dante (2010), que defendem o processo de ensino-aprendizagem utilizando problemas matemáticos, já que o ser humano é desafiado a resolver problemas constantemente em sua vida. Esses fatos podem influenciar tanto os professores de matemática quanto os seus alunos. Apresentamos um breve perfil dos professores que atuam no Ensino Fundamental apontando a necessidade de formação continuada na Área de Matemática, principalmente para os profissionais que atuam nos anos iniciais. Mostramos conceitos, tipos, objetivos e sugestões de como o professor pode utilizar a resolução de problemas em sala de aula. E, expomos também como estudantes dos anos iniciais começam a ter a percepção de um problema matemático. Por fim, sugerimos um Produto Educacional através de uma formação continuada, no intuito de auxiliar e enriquecer os métodos utilizados por professores em suas práticas no cotidiano escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.