00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10597
Tipo: Dissertação
Título: Mediação da informação em ciência, tecnologias & inovação: estratégias da divulgação científica nos programas de pós-graduação no estado de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Information mediation in science, technology & innovation: scientific dissemination strategies in post-graduation programs in the state of Alagoas.
Autor(es): Cabral, Tárcila Driely de Souza
Primeiro Orientador: Souza, Edivanio Duarte de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Magnólia Rejane Andrade dos
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Célia da Consolação
metadata.dc.contributor.referee3: Andrade, Robéria de Lourdes de Vasconcelos
metadata.dc.contributor.referee4: Oliveira, Dalgiza Andrade
Resumo: No século XXI, a ciência alcança o ápice de sua influência e de seu predomínio, manifestando-se em uma sociedade articulada por duas redes que apresentam uma relação evidente de interdependência, a informação e a comunicação. Por outro lado, mesmo com a produção massiva de informações qualificadas, o arcabouço de conhecimentos ainda está majoritariamente presente entre os pares e não é disseminado para a população. Num conflituoso cenário formado por cientistas fabricados nas redes sociais, mediadores limitados em embasamento técnico, e uma ciência exaurida por travar embates, seja nos laboratórios ou na projeção de luz para a sociedade, o caminho que se apresenta para canalizar esforços enérgicos neste desafio é o da mediação de informação científica. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a divulgação científica como processo de mediação de informação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), no escopo dos programas de pós graduação stricto sensu do estado de Alagoas. Para tanto, visou identificar os atores envolvidos nesse processo; verificar as políticas de mediação empreendidas junto aos programas de pós-graduação; caracterizar os artefatos usados na divulgação da informação; e examinar as ações de divulgação desenvolvidas. A pesquisa se caracterizou quanto aos objetivos, à abordagem e aos procedimentos de coleta de dados, respectivamente, como exploratório-descritiva, qualitativa e quantitativa, e de campo. O universo da pesquisa compreendeu os docentes dos programas de pós-graduação do estado de Alagoas e a amostra foi formada por docentes desses programas. A coleta de dados foi realizada via aplicação de questionários em julho e agosto de 2022. Tais constructos foram organizados com o uso de gráficos, de figuras e de quadros, que evidenciam o processo de mediação da informação em CT&I por intermédio da divulgação científica. A análise dos resultados englobou o diagnóstico e a configuração desse cenário a partir da construção de dados cedidos pelos docentes que compõem o quadro dos programas, o que se revela necessário para dar impulso à ciência brasileira, uma vez que ela não está livre de ataques, como também demanda de ações para clarificar a sociedade com informações confiáveis. Considerou-se que há lacunas na disseminação e na inclusão dos cidadãos no domínio dos discursos técnico-científicos, havendo a necessidade de inseri-los no contexto civil, na medida em que, se compartilhados previamente e corretamente, podem evitar uma série de transgressões de sentido, de desinformação e de comportamentos negacionistas, entre outros aspectos anti-CT&I. O trabalho, através de todos os elementos compilados e mensurados, compartilha suas abordagens com a comunidade acadêmica alagoana. Este constructo anseia que o estudo auxilie nas edificações futuras para que seu escopo provoque alguma reflexão no surgimento de novos contextos de divulgação científica.
Abstract: In the 21st century, science reaches the peak of its influence and predominance, manifesting itself in a society articulated by two networks that present an evident relationship of interdependence, information and communication. On the other hand, even with the massive production of qualified information, the knowledge framework is still mostly present among peers and is not disseminated to the population. In a conflicting scenario formed by scientists manufactured in social networks, mediators limited in technical basis, and a science exhausted by fighting clashes either in the laboratories or in the projection of light to society, the path that has been presented to channel energetic efforts in this challenge is that of mediation of scientific information. The present research aims to analyze scientific dissemination as a process of mediation of information in Science, Technology and Innovation (ST&I), within the scope of stricto sensu graduate programs in the State of Alagoas. To this end, it aimed to identify the actors involved in this process; verify the mediation policies undertaken with the graduate programs; characterize the artifacts used in the dissemination of information; and examine the dissemination actions developed. The research was characterized in terms of objectives, approach and data collection procedures, respectively, as exploratory-descriptive, qualitative and quantitative, and field. The research universe comprised professors from postgraduate programs in the state of Alagoas and the sample was formed by professors from these programs. Data collection was carried out through the application of questionnaires in July and August 2022. Such constructs were organized using graphs, figures and tables, which evidence the process of mediation of information in ST&I through scientific dissemination. The analysis of the results encompassed the diagnosis and configuration of this scenario based on the construction of data provided by the professors who make up the framework of the programs, which is necessary to give impetus to Brazilian science, since it is not free from attacks, as well as demand for actions to clarify society with reliable information. It was considered that there are gaps in the dissemination and inclusion of citizens in the domain of technical-scientific discourses, with the need to insert them in the civil context, insofar as, if previously and correctly shared, they can avoid a series of transgressions of meaning, disinformation and denialist behavior, among other anti-ST&I aspects. The work through all the elements compiled and measured, shares its approaches with the academic community of Alagoas. This construct hopes that the study will help in future constructions, so that its scope causes some reflection on the emergence of new contexts of scientific dissemination.
Palavras-chave: Divulgação científica
Informação científica
Mediação da informação
Scientific dissemination
Scientific information
Mediation of scientific information
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: CABRAL, Tárcila Driely de Souza. Mediação da informação em ciência, tecnologias & inovação: estratégias da divulgação científica nos programas de pós-graduação no estado de Alagoas. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10597
Data do documento: 29-set-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.