Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10587
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Wagner Ferreira da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4219887347412130 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Elton Malta | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9290548756209369 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leão, Lidiane Maria Omena da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7172912861651398 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Everton Inácio dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2387149768899478 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-01T17:05:52Z | - |
dc.date.available | 2023-03-01 | - |
dc.date.available | 2023-03-01T17:05:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-19 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Everton Inácio dos. A importância da história da ciência nas aulas experimentais de física: o Versorium de William Gilbert. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em geografia) – Instituto de Física, Curso de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10587 | - |
dc.description.abstract | The history of science is a very important element in helping students to better understand the context in which scientific discoveries took place. In addition to enabling a deeper look at a given model from the experimental limitations of scientists at a given time. In addition, it helps the student to understand that the construction of knowledge is something dynamic, undergoing changes and additions over the years. With this in mind, we developed the present work, with the aim of discussing the importance of the history of science in experimental physics classes. For this, a group of 15 students from a private school was presented with a video about the Versorium by William Gilbert, presenting the value that this experience had for the study of electrical and magnetic phenomena, followed by a video with an experiment using this equipment. Afterwards, students answered a questionnaire to assess, among other things, what they thought of inserting the history of science to show the historical context in which the discoveries occur, as well as what they think of videos about hysics experiments. As one of the results, we saw that practically all students liked the proposal to have a little history of science in experimental classes. And that, regarding the use of videos about physics experiments, although they liked it a lot, they preferred experimental classes. From the discussions made in this paper, we hope they can inspire high school physics teachers to introduce more science history into their physics classes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Física Ensino a Distância - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | History of science | pt_BR |
dc.subject | Teaching Physics | pt_BR |
dc.subject | Versorium | pt_BR |
dc.subject | História da ciência | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Versorium | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | A importância da história da ciência nas aulas experimentais de física: o Versorium de William Gilbert | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A história da ciência é um elemento muito importante para ajudar os alunos a entenderem melhor o contexto em que as descobertas científicas ocorreram. Além de possibilitar um olhar mais aprofundado sobre determinado modelo a partir das limitações experimentais dos cientistas de uma determinada época. Em adição, ajuda o aluno a entender que a construção do conhecimento é algo dinâmico, sofrendo mudanças e acréscimos ao longo dos anos. Pensando nisso foi que desenvolvemos o presente trabalho, com o objetivo de discutir sobre a importância da história da ciência nas aulas experimentais de Física. Para isto,foi apresentado a um grupo de 15 alunos de uma escola particular um vídeo sobre o Versorium de William Gilbert, apresentando o valor que esta experiência teve para o estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos, seguido de um vídeo com um experimento deste equipamento sendo utilizado. Posteriormente, os alunos responderam a um questionário para avaliar, dentre outras coisas, o que achavam da inserção da história da ciência para mostrar o contexto histórico em que as descobertas ocorrem, bem como, foi avaliado o que acham de vídeos sobre experimentos de física. Como um dos resultados, vimos que praticamente todos os alunos gostaram da proposta de ter nas aulas experimentais um pouco de história da ciência. E que, com relação ao uso de vídeos sobre experimentos de física, embora gostassem muito, preferiam aulas experimentais. A partir das discussões feitas no presente trabalho esperamos que elas possam inspirar professores de física do ensino médio a inserirem mais de história da ciência em suas aulas de física. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A importância da história da ciência nas aulas experimentais de física - o versorium de William Gilbert.pdf | 533.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.