00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9677263203563065pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Ana Paula Lima Marques-
dc.contributor.referee2Costa, Carlos Everaldo Silva da-
dc.creatorSantos, Ana Kelly Maria dos-
dc.date.accessioned2023-02-28T18:54:12Z-
dc.date.available2023-02-17-
dc.date.available2023-02-28T18:54:12Z-
dc.date.issued2020-06-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Kelly Maria dos. Gerenciamento de serviços de tecnologia: estudo de caso do Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Alagoas. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Curso de Administração, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10566-
dc.description.abstractA service is a means of delivering value to the customer, facilitating the use of the desired results, in this context comes the Information Technology (IT) services where it is supported and assisted as strategic and operational activities of each company, with fundamental resources for achieve as outlined business goals and objectives. Thus, this study has as a general objective to analyze the management of IT services at NTI / Ufal. And as specified objectives, identify which services are available and their requesters; identify whether there are measures to monitor services; analyze the service catalog and propose actions to monitor the quality of the core services, based on the results achieved with a survey. Thus, for a better understanding of the method used in the research and in the context of a case study, document analysis, on-site observation and descriptive analysis. As a motivation, a survey aimed to show how Ufal's NTI has managed the IT services available to the community. Finally, the objective of the study was defined to answer the following research questions: How does Ufal's NTI manage the IT services available to the community?pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas. Núcleo de Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectGerenciamento de TIpt_BR
dc.subjectInformation Technologypt_BR
dc.subjectInformation Technology Centerpt_BR
dc.subjectGLPIpt_BR
dc.subjectMetricspt_BR
dc.subjectServicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleGerenciamento de serviços de tecnologia: estudo de caso do Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoUm serviço é um meio de entregar valor para o cliente, facilitando a obtenção dos resultados desejados, nesse contexto entram os serviços de Tecnologia de Informação (TI) onde suportam e auxiliam as atividades estratégicas e operacionais de cada empresa, com recursos fundamentais para atingir as metas e os objetivos de negócio traçados. Assim, a presente pesquisa trouxe como objetivo geral analisar o gerenciamento de serviços de TI no NTI/Ufal. E como objetivos específicos, identificar quais são os serviços disponibilizados e seus solicitantes; identificar se existem métricas para o acompanhamento dos serviços; analisar o catálogo de serviços do NTI e propor ações de acompanhamento da qualidade dos serviços do núcleo, a partir dos resultados alcançados com a pesquisa. Assim, para melhor entendimento a metodologia utilizada a pesquisa é qualitativa e por meio de estudo de caso, analise documental, observação in loco e analise descritiva. Como motivação a pesquisa teve o intuito de mostrar como o NTI da Ufal tem gerenciado os serviços de TI disponibilizados para a comunidade. Por fim, O objetivo do estudo foi definido para responder a seguinte questão de pesquisa: Como o NTI da Ufal, tem gerenciado os serviços de TI disponibilizados para a comunidade?pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.