00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10557
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Omena, Marcia Adriana Magalhães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3917045864411649pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Márcia Maria Silva de-
dc.contributor.referee2Souza, Érica Xavier de-
dc.creatorAlmeida, José Artur Melos de-
dc.creatorAlmeida, Sthefanny Braz de-
dc.date.accessioned2023-02-27T21:46:27Z-
dc.date.available2023-02-24-
dc.date.available2023-02-27T21:46:27Z-
dc.date.issued2022-04-25-
dc.identifier.citationALMEIDA, José Artur Melos de; ALMEIDA, Sthefanny Braz de. Marketing na contabilidade : estudo realizado em escritórios de contabilidade da cidade de Maceió. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10557-
dc.description.abstractThe constantly evolving market demands better qualified professionals with the passing time, which in turn has them needing to utilize tools and strategies for a better showing in said market. Thus, the goal of this essay is to verify how the accountancy businesses in Maceió make use of marketing tools on their workplaces. To reinforce this plea, results and interpretations of a research done with the aid of the Regional Accountancy Council (RAC) about marketing’s utilization on Maceió’s accountancy offices will be shown. The research was done via a qualitative survey which was distributed by the RAC to said offices, which had its answers later turned in graphs for a better understanding of this essay’s conclusions. The obtained answer was that marketing is present in many more ways than even the accountancy professionals imagine, reinforcing the necessity of a greater understanding about it. Nevertheless, it was perceived that few accountants utilize marketing as a management tool on their respective offices, thus urging the necessity of more study on the topic of accountancy marketing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectEstratégias de gestãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectClientes - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectManagement strategiespt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectClientspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleMarketing na contabilidade : estudo realizado em escritórios de contabilidade da cidade de Maceiópt_BR
dc.title.alternativeAccountancy marketing: essay on Maceió’s accountancy officespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCom o mercado evoluindo constantemente a demanda por profissionais cada vez mais qualificados vem aumentando, necessitando assim que os mesmos usem ferramentas e estratégias para maior destaque no mercado. O objetivo do presente trabalho é verificar como as empresas contábeis da Cidade de Maceió utilizam das ferramentas de marketing em seus negócios. Para reforçar este argumento, serão expostos resultados e interpretações de uma pesquisa realizada com o auxílio do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) sobre a utilização do marketing em escritórios contábeis do município de Maceió. A pesquisa se deu através de um questionário distribuido por intermédio do CRC, de caráter qualitativo, para posteriormente ter suas respostas transformadas em gráficos utilizados para maior tangibilidade das conclusões deste trabalho. A conclusão obtida foi que o marketing está presente de mais maneiras do que os próprios profissionais imaginam, reforçando a necessidade de um melhor entendimento do mesmo no cenário. Contudo, foi percebido que poucos contabilistas utilizam do marketing como uma ferramenta de gestão para seus respectivos escritórios e que se faz necessário a realização de novos estudos no âmbito do marketing contábil.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marketing na contabilidade - estudo realizado em escritórios de contabilidade da cidade de Maceió.pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.