00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10553
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de diretrizes para redução do impacto do ruído aeroportuário: estudo do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares
Autor(es): Oliveira, Stella Rosane da Silva
Primeiro Orientador: Oiticica, Maria Lucia Gondim da Rosa
metadata.dc.contributor.referee1: Toledo, Alexandre Márcio
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Morgana Maria Pitta Duarte
metadata.dc.contributor.referee3: Araujo, Bianca Carla Dantas de
Resumo: No Brasil, as pesquisas que estudam o incômodo provocado pelo ruído aeronáutico sobre a população próxima aos aeroportos das grandes cidades ainda são pouco expressivas. Em consequência dos efeitos nocivos provocados pelo ruído aeronáutico ocasionado pela operação de aeronaves, estes devem ser localizados distantes de áreas urbanas. Em alguns casos, o crescimento populacional das cidades é desenvolvido em direção aos aeroportos devido à infraestrutura e economia geradas pela expansão urbana na área. No caso do entorno do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares a ocupação urbana ocorreu nas últimas décadas e ainda está em fase de consolidação, na qual se percebe o aumento do número de empreendimentos habitacionais. O presente trabalho visa apresentar diretrizes que auxiliem a conexão entre os instrumentos da política de desenvolvimento com os da infraestrutura aeroportuária, tendo em vista o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, para auxiliar no controle de impacto do ruído aeroportuário. A metodologia aplicada consiste na análise comparativa da compatibilidade do plano diretor e das leis de uso e ocupação do solo dos municípios de Maceió e Rio Largo, cidades onde o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares se situa na divisa. Esse levantamento de dados investigou as possíveis influências do aeroporto no espaço construído e as interferências mútuas entre operações aéreas e a vida nas cidades. Foram coletados dados referentes às características geométricas e morfológicas da área que consistiram na investigação e identificação da abordagem sobre acústica nos planos diretores selecionados e analisar as temáticas que abordam as questões acústicas, para dessa análise, propor as diretrizes e elaborar (diretrizes que auxiliem a conexão entre os instrumentos da política de desenvolvimento com os da infraestrutura aeroportuária) a fim de contribuir para a revisão dos Planos Diretores em relação ao aeroporto. As informações apresentadas nesse trabalho poderão servir como subsídios ao planejamento e acústica arquitetônica embasando o traçado, gabarito e serviços no que se refere ao conforto acústico. A pesquisa busca orientar a integração entre legislações visando o desenvolvimento aeroportuário e de sua circunvizinhança saudável. É possível identificar que, a temática da acústica é debatida em várias premissas dos Planos Diretores investigados. Durante o processo foi possível constatar a escassez de abordagem dos aspectos acústicos nas legislações analisadas, até mesmo nas que são atualizadas com mais constância, além das poucas premissas em que são citados os parâmetros acústicos.
Abstract: In Brazil, researches studying the nuisance caused by aircraft noise on the population near airports in large cities are still little expressive. As a result of the harmful effects caused by aircraft noise caused by aircraft operation, these should be located away from urban areas. In some cases, the population growth of cities are developed towards airports due to the infrastructure and economy generated by urban expansion in the area. In the case of the area surrounding the Zumbi dos Palmares International Airport, urban occupation has occurred in recent decades and is still in the consolidation phase, in which the increase in the number of housing developments is noticeable. This paper aims to present guidelines to assist the connection between the instruments of development policy with those of airport infrastructure, taking into account the Zumbi dos Palmares International Airport, to assist in controlling the impact of airport noise. The methodology applied consists of a comparative analysis of the compatibility of the master plan and the land use and occupation laws of the municipalities of Maceió and Rio Largo, cities where the Zumbi dos Palmares International Airport is located on the border. This data survey investigated the possible influences of the airport on the built space and the mutual interference between airline operations and life in the cities. Data were collected regarding the geometric and morphological characteristics of the area, which consisted in the investigation and identification of the approach on acoustics in the Master Plan of Maceió and Rio Largo and analyze the themes that address acoustic issues, to from this analysis, propose guidelines and elaborate (guidelines that help the connection between the instruments of development policy with those of the airport infrastructure) in order to contribute to the revision of the Master Plans in relation to the airport. The information presented in this work may serve as subsidies to the planning and architectural acoustics based on the layout, gauge and services with regard to acoustic comfort. The research aims to guide the integration between laws aiming at the airport development and its healthy surroundings. It is possible to identify that the acoustic theme is discussed in several premises in the investigated Master Plans. During the process it was possible to verify the scarcity of approach of the acoustic aspects in the analyzed legislations, even in those that are updated with more constancy, besides the few premises in which acoustic parameters are mentioned.
Palavras-chave: Ruído aeronáutico
Aeroportos
Controle de ruídos
Conforto acústico
Airports
Cities
Master plan
Aeronautical noise
Acoustic comfort
Environmental impact
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Citação: OLIVEIRA, Stella Rosane da Silva. Desenvolvimento de diretrizes para redução do impacto do ruído aeroportuário: estudo do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10553
Data do documento: 23-fev-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.