00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10502
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Elisa Fonseca Sena e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3333867842573866pt_BR
dc.contributor.referee1Porto, José Fábio Bóia-
dc.contributor.referee2Santos, Luiz Gustavo Martins dos-
dc.creatorRamalho, Bruno Hélio dos Santos-
dc.date.accessioned2023-02-24T19:42:47Z-
dc.date.available2023-02-03-
dc.date.available2023-02-24T19:42:47Z-
dc.date.issued2022-02-01-
dc.identifier.citationRAMALHO, Bruno Hélio dos Santos. Programação na formação dos professores de matemática: ensinando matemática com Scratch. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10502-
dc.description.abstractThis work corroborates the Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) perspective, taking technological knowledge as essential for any teacher who intends to teach mathematics in an exceptional way. Through research, the objective of this work is to demonstrate the situation of the current classroom, highlighting how present digital technologies are in the daily lives of Brazilians (smartphone, social networks, streaming, digital games). In this way, traditional classes lose strength and student interest. Through bibliographic research, development and analysis of the Scratch workshop with graduates and undergraduate students of the undergraduate course in mathematics at the Federal University of Alagoas, the use of programming as an important teaching tool for mathematics teachers is attested, as it is a tool that provides dynamic ways of teaching and that allows a significant contextualization with the students' daily lives. The Scratch workshop was developed based on the TPACK perspective and applied to graduate and undergraduate students of the Mathematics Degree course at Federal University of Alagoas. Finally, through the analysis of the Pedagogical Projects of the Mathematics Degree Courses at Federal University of Alagoas, the careless use of programming - having no connection with pedagogical knowledge - in the degree courses in mathematics offered by Federal University of Alagoas is observed, which is reflected in the conceptions and experience reported by workshop participants.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimento tecnológicopt_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectLinguagem de programação visual (Computação)pt_BR
dc.subjectFormação de professores de matemáticapt_BR
dc.subjectTechnological knowledgept_BR
dc.subjectProgrammingpt_BR
dc.subjectScratch Workshoppt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleProgramação na formação dos professores de matemática: ensinando matemática com Scratchpt_BR
dc.title.alternativeProgramming in the training of teachers of mathematics: teaching mathematics with scratchpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho corrobora com a perspectiva do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (em inglês, Technological Pedagogical Content Knowledge - TPACK), tomando o conhecimento tecnológico como essencial para todo aquele professor que pretende lecionar matemática de maneira excepcional. Através de pesquisas, o objetivo desse trabalho é demostrar a situação da sala de aula atual, destacando o quão presente as tecnologias digitais estão nos cotidianos dos brasileiros (smartphone, redes sociais, streaming, jogos digitais). Dessa forma, aulas tradicionais perdem força e interesse dos alunos. Por meio de pesquisas bibliográficas, desenvolvimento e análise da oficina Scratch com graduados e graduandos do curso de licenciatura em matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é atestado o uso da programação como uma ferramenta de ensino importante para os professores de matemática, pois é uma ferramenta que proporciona maneiras dinâmicas de ensino e que possibilita uma contextualização significativa com o cotidiano dos alunos. A oficina Scratch foi desenvolvida em cima da perspectiva TPACK e aplicada com alunos graduados e graduandos do curso de Licenciatura em Matemática pela UFAL. Por fim, através da análise dos Projetos Pedagógico dos Cursos de Matemática Licenciatura da UFAL é observado o descuidado emprego da programação - não tendo ligação com o conhecimento pedagógico - nos cursos de licenciatura em matemática ofertados pela UFAL que é refletida nas concepções e experiência relatada pelos participantes da oficina.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Programação na formação dos professores de matemática - ensinando matemática com Scratch.pdf1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.