00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A atuação do professor de Sociologia no ensino médio como forma de intervenção às práticas de violência em sala de aula
Título(s) alternativo(s): The role of the Sociology teacher in high school as a form of intervention tothepracticesof violence in the classroom
Autor(es): Silva, Cássia Betânia da
Primeiro Orientador: Braga Júnior , Amaro Xavier
metadata.dc.contributor.referee1: Silva , Júlio Cezar Gaudêncio da
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Jordânia de Araújo
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a atuação do professor de Sociologia como forma de intervenção às violências praticadas por e entre os alunos em sala de aula. Para tanto, utilizou-se do questionário on-line respondido por 87 professores de Sociologia do ensino médio levando em consideração questões como perfil, condição e atuação. Trabalhou-se a hipótese de que os professores de Sociologia podem atuar na intervenção da violência praticada por e entre os alunos em sala de aula mas também aponta dificuldades devido a suas limitações. Entre os resultados observou-se que os professores podem atuar de alguma maneira na intervenção da violência praticada por e entre os alunos em sala de aula, mas também possuem dificuldades de atuar em situações de violência extrema que se somam pela falta de suporte e apoio institucional; dificuldades na desnaturalização da violência que variam entre formados e não formados; e diferenças nas formas de abordagens dos conteúdos sobre a temática conferindo singularidades ao profissional com formação específica. Nota-se que os professores possuem dificuldades nos casos mais graves àquelas que fogem ao fazer docente; A formação específica do professor de Sociologia bem como sua continuidade colabora para abordagem e atuação mais instrumentalizada por meio de ferramentas teóricas metodológicas frente a essas manifestações. Sugere-se formação específica para lecionar a disciplina e participação política do Estado de forma mais ativa para atuar como um dos grandes aliados no enfrentamento às dificuldades do trabalho docente bem como essas diferentes manifestações de violência.
Abstract: This study aims to analyze the role of the Sociology teacher as a form of intervention to violence practiced by and among students in the classroom. For that, the online questionnaire answered by 87 high school sociology teachers was used, taking into account questions such as profile, condition and performance. The hypothesis was worked out that Sociology teachers can act in the intervention of violence practiced by and among students in the classroom, but also points out difficulties due to their limitations. Among the results it was observed that teachers can act in some way in the intervention of violence practiced by and among students in the classroom, but they also have difficulties to act in situations of extreme violence that are added by the lack of support and institutional support; difficulties in the denaturalization of violence that vary between trained and non-trained; and differences in the ways of approaching the contents on the theme, giving singularities to professionals with specific training. It is noted that teachers have difficulties in the most serious cases to those who flee while teaching; The specific training of the Sociology teacher as well as its continuity contributes to a more instrumental approach and performance through theoretical methodological tools in the face of these manifestations. Specific training is suggested to teach the discipline and political participation of the State in a more active way to act as one of the great allies in facing the difficulties of teaching work as well as these different manifestations of violence.
Palavras-chave: Professores de sociologia
Intervenção
Violência na escola
Violence
School
Teacher
Sociology
Intervention
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais
Citação: SILVA, Cássia Betânia da. A atuação do professor de Sociologia no ensino médio como forma de intervenção às práticas de violência em sala de aula. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maragogi, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10496
Data do documento: 27-dez-2020
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