00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lozada, Claudia de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159685938643830pt_BR
dc.contributor.referee1Eugênio, Robson da Silva-
dc.contributor.referee2Melo Junior, Ariston da Silva-
dc.creatorSilva, Angelo Fabrício Santos Melo da-
dc.date.accessioned2023-02-23T22:42:21Z-
dc.date.available2023-02-15-
dc.date.available2023-02-23T22:42:21Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.citationSILVA, Angelo Fabrício Santos Melo da. O uso da gamificação para o ensino de polinômios no 8º ano do ensino fundamental. 2023. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10494-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the potential of Gamification for teaching polynomials in the 8th grade of Elementary School. Through a qualitative research, based on a bibliographic survey followed by a case study, we carried out a pedagogical intervention with the application of a gamified didactic sequence, using resources such as Google Forms, Qr Code, Kahoot, containing four blocks that seek to remedy the difficulties that students have in learning Algebra content, more specifically in the content of polynomials in the 8th year of Elementary School, such as reading and interpreting polynomial problems and operations. From this, we analyze the potential of Gamification in the learning process of these contents. The research results showed that there was an improvement in the learning of the content of polynomials, as well as in relation to the motivation factor after the application of the gamified didactic sequence, but the students still had difficulties in solving problems. Finally, it is necessary for the teacher to plan classes with gamification considering the profile of their students, adequacy of the mathematical content to the proposed activities and forms of evaluation to verify the effectiveness of the methodology in the learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectPolinômiospt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectProcessoensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectPolynomialspt_BR
dc.subjectTeaching and Learning Processpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO uso da gamificação para o ensino de polinômios no 8º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe use of gamification for teaching 8th grade polynomialspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar as potencialidades da Gamificação para o ensino de polinômios no 8º ano do Ensino Fundamental. Por meio de uma pesquisa qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico seguido de um estudo de caso, realizamos uma intervenção pedagógica com a aplicação de uma sequência didática gamificada, utilizando recursos como o Google Forms, Qr Code, Kahoot, contendo quatro blocos que buscam sanar as dificuldades que os alunos possuem no aprendizado dos conteúdos de Álgebra, mais especificamente no conteúdo de polinômios do 8° ano do Ensino Fundamental, como a leitura e interpretação de problemas e operações polinomiais. A partir disso, analisamos as potencialidades da Gamificação no processo de aprendizagem destes conteúdos. Os resultados da pesquisa demonstraram que houve uma melhoria na aprendizagem do conteúdo de polinômios, assim como em relação ao fator motivação após a aplicação da sequência didática gamificada, mas ainda os alunos apresentaram dificuldades na resolução de problemas. Por fim, é necessário que o professor planeje as aulas com gamificação considerando o perfil de seus alunos, adequação do conteúdo matemático às atividades propostas e formas de avaliação para verificar a eficácia da metodologia no processo de aprendizagem.pt_BR
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