00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Luiz Rodrigo Augustemak de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9155840708006766pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva Junior, Marcos César Pitombo da-
dc.contributor.referee1Menezes, Enaiane Cristina-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Natália de Almeida-
dc.creatorBarros, Charleane Venâncio da Costa-
dc.date.accessioned2023-02-23T20:14:25Z-
dc.date.available2023-01-30-
dc.date.available2023-02-23T20:14:25Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.citationBARROS, Charleane Venâncio da Costa. Atividades física, comportamento sedentário e percepção de ansiedade, estresse e angústia relacionada à pandemia de COVID-19. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10492-
dc.description.abstractObjective: analyze and test the association between physical activity, sedentary behavior and anxiety, stress and distress, in the context of the pandemic, in the college community. Methods: cross-sectional study, using data from the research entitled "Impact of COVID-19 pandemic on the lifestyle of students and servers of higher education institutions", conducted from August to October 2020. All variables (sociodemographic, university attachment, and health behaviors related to the COVID-19 pandemic) were assessed by online questionnaire. Descriptive measures of relative and absolute frequency were used. Pearson's chi-square test was used, adopting p-value < 0.05. Results: Daily physical activity routine is not part of the lifestyle for almost a third of the participants (n = 50, 32.1%); greater practice than before the pandemic of household physical activity, (n = 95, 60.5%); greater disposition to sedentary behavior in sitting, lying and stooping positions (n = 114, 72.6%), and greater use of laptops or computers (n = 108, 69.2%) were identified. Too much stress (in thinking about the future) (n = 106, 67.9%), and feeling distress in maintaining social distance (n = 95, 60.9%). Not having a physical activity routine (n = 40, 25.6%; = p = 0.044), lower practice of moderate physical activity [walking and running (n = 39, 25.2%; = p = 0.048)], and the use of cell phone or tablet use much higher than before the pandemic (n = 98, 62.8%; = p = <0.0001), all associated with stress in thinking about the future. Conclusion: Greater perception of anxiety, stress and distress were evidenced in people who accumulated more sedentary behavior, less practice and lower levels of physical activity during the COVID-19 pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoronavíruspt_BR
dc.subjectEstilo de vidapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectLifestylept_BR
dc.subjectMental Healthpt_BR
dc.subjectCollegept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleAtividades física, comportamento sedentário e percepção de ansiedade, estresse e angústia relacionada à pandemia de COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoObjetivo: analisar e testar a associação entre atividade física, comportamento sedentário e ansiedade, estresse e angústia no contexto da pandemia em indivíduos da comunidade universitária. Métodos: estudo transversal, utilizando dados da pesquisa intitulada “Impacto da pandemia COVID-19 no estilo de vida de discentes e servidores de instituições de ensino superior”, realizada entre agosto e outubro de 2020. Foram avaliadas as variáveis sócio-demográficas (além de vínculo com a universidade, e comportamentos de saúde relacionados à pandemia de COVID-19) por questionário on-line. Utilizamos medidas descritivas de frequência relativa e absoluta; assim como o teste de qui-quadrado de Pearson, adotando o valor de p < 0,05. Resultados: A rotina diária de atividade física não faz parte do estilo de vida de quase um terço dos participantes (n = 50, 32,1%); maior prática que antes da pandemia de atividades físicas domésticas, (n = 95, 60,5%); maior disposição ao comportamento sedentário nas posições sentado, deitado e inclinado (n = 114, 72,6%), e maior utilização de notebooks ou computadores (n = 108, 69,2%) foram identificados. Estresse em demasia ao pensar no futuro (n = 106, 67,9%), e o sentimento de angústia em se manter o distanciamento social (n = 95, 60,9%). Não possuir uma rotina de atividade física (n = 40, 25,6%; = p = 0,044), menor prática de atividade física moderada [caminhada e corrida (n = 39, 25,2%; = p = 0,048)] e a utilização do uso do celular ou tablet muito maior que antes da pandemia (n = 98, 62,8%; = p = <0,0001), todos associados ao estresse em pensar no futuro. Conclusão: Evidenciaram-se maior percepção de ansiedade, estresse e angústia em pessoas quem acumulavam maior comportamento sedentário, menor prática e níveis inferiores de atividade física durante a pandemia de COVID-19.pt_BR
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