00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Política e educação em Hegel: sobre a formação do sujeito livre
Autor(es): Andrade, Cícero Almeida de
Primeiro Orientador: Sousa, Francisco Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Penna, Tiago
metadata.dc.contributor.referee2: Flores, Alberto Vivar
Resumo: Hegel foi um dos principais filósofos que enfatizou, nas suas obras, o sentido de liberdade dentro de uma ótica política, ontológica e ética. Segundo a concepção hegeliana, a liberdade possui duas faces: embora expresse a vontade livre subjetiva, ela precisa ser objetivada socialmente na forma de costumes ou leis racionalmente postas pelo ser humano. A realização da liberdade passa necessariamente pelo âmbito da comunidade política e somente aí tem sua legitimidade e o seu direito neste âmbito. A ação individual do cidadão é regulada ou limitada pelo Estado, se tornando substancial e diretamente relacionada com sua ética e moralidade, heranças familiares, sendo, a família, neste sentido, a base da educação do indivíduo. Hegel, por sua formação, mantinha uma relação próxima da Educação, referindo-se, a esta, como resultado das intencionalidades e atividades humanas. O desenvolvimento deste trabalho está fundamentado na obra de Hegel “Princípios da Filosofia do Direito” (HEGEL, 1997), obra esta que norteará as discussões sobre a nossa temática, envolvendo, também, visões e obras de pensadores, filósofos e estudiosos da área da filosofia que contribuirão com o alcance de seus objetivos. Espera-se que seu desenvolvimento e conclusão possam contribuir positivamente para futuras reflexões sobre as ideias, conceitos e concepções filosóficas acerca do sentido da liberdade hegeliana e que seu aprofundamento possa converter tais ideias em novas concepções. Em suma, é possível concluir que todas as descobertas dos sentidos e conceitos de liberdade, o desenvolvimento do conhecimento, passam pela esfera educacional. Hegel combatia o agir mecânico e estimulava a descoberta da liberdade, para, a partir dessa primícia, desenvolver as demais.
Abstract: Hegel was one of the main philosophers who emphasized, in his works, the sense of freedom from a political, ontological and ethical perspective. According to the Hegelian conception, freedom has two faces: although it expresses the subjective free will, it needs to be socially objectified in the form of customs or laws rationally established by human beings. The realization of freedom necessarily passes through the sphere of the political community and only there is its legitimacy and its right in this sphere. The individual action of the citizen is regulated or limited by the State, becoming substantially and directly related to their ethics and morality, family inheritance, and the family, in this sense, is the basis of the individual's education. Hegel, due to his training, maintained a close relationship with Education, referring to it as a result of human intentions and activities. The development of this work is based on Hegel's work "Principles of the Philosophy of Law" (HEGEL, 1997), which will guide discussions on our theme, also involving visions and works of thinkers, philosophers and scholars in the field of philosophy that will contribute to the achievement of your goals. It is hoped that its development and conclusion can positively contribute to future reflections on ideas, concepts and philosophical conceptions about the meaning of Hegelian freedom and that its deepening can convert such ideas into new conceptions. In short, it is possible to conclude that all discoveries of the senses and concepts of freedom, the development of knowledge, pass through the educational sphere. Hegel fought mechanical action and encouraged the discovery of freedom, in order, from that firstfruits, to develop the others.
Palavras-chave: Política
Educação
Liberdade
Politics
Education
Freedom
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Filosofia
Citação: ANDRADE, Cícero Almeida de. Política e educação em Hegel: sobre a formação do sujeito livre. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10490
Data do documento: 24-fev-2022
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