00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10484
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Nara Elisa Gonçalves Martins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9057583022533950pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Eriberto José Lessa de-
dc.contributor.referee2Deus, Adriane de-
dc.creatorAntão, Clarissa Ronise Lamenha-
dc.creatorSilva, Kleberson Francisco Marques da-
dc.date.accessioned2023-02-23T19:00:48Z-
dc.date.available2023-01-27-
dc.date.available2023-02-23T19:00:48Z-
dc.date.issued2021-03-18-
dc.identifier.citationANTÃO, Clarissa Ronise Lamenha; SILVA, Kleberson Francisco Marques da. Representação do corpo do/a professor/a de Educação Física sob o olhar das/os alunas/os de academia. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10484-
dc.description.abstractThe objective of this research was: to understand the representations of the physical education teacher's body under the gaze of the academy student. For that, we made use of the qualitative study method of the descriptive type. The instrument for data collection was a semi-structured interview. The studied group was composed of 7 men and 23 women aged between 19 and 55 years. For data analysis we used content analysis, in which 3 categories of analysis emerged, namely: mirror body, healthy body and free body. In the “mirror body” category, the PE teacher's body is seen with the need to serve as an example and mirror for the student to achieve a similar body profile. In the “healthy body” category, the PE teacher is seen as the professional who promotes health and must therefore have a healthy body. While in the “free body” category, it is evident that the professional has a body profile in his own way, within his perspectives, practices and individualities. We thus understand that the representation of the PE teacher's body under the gaze of the academy student is related to the activities he performs, because they expect it to be what it promotes, in terms of health and athletic profile, with a caveat for the free body, which may represent a portion of the population that has already been made aware of the freedom of bodily standards.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectProfessores de educação físicapt_BR
dc.subjectSocial Representationspt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectPhysical Education Teacherpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleRepresentação do corpo do/a professor/a de Educação Física sob o olhar das/os alunas/os de academiapt_BR
dc.title.alternativeRepresentation of the Physical Education teacher´s body under the eyes of the academics studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi: compreender as representações do corpo do professor de Educação Física sob o olhar do aluno de academia. Para tanto, fizemos uso do método de estudo qualitativo do tipo descritivo. O instrumento para coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. O grupo estudado foi composto por 7 homens e 23 mulheres com idades compreendidas entre 19 e 55 anos. Para a análise de dados utilizamos a análise de conteúdo, na qual emergiu 3 categorias de análise, sendo elas: corpo espelho, corpo saudável e corpo livre. Na categoria “corpo espelho”, o corpo do professor de EF é visto com a necessidade de servir de exemplo e espelho para que o aluno conquiste um perfil de corpo semelhante. Na categoria “corpo saudável”, o professor de EF é visto como o profissional que promove saúde, devendo assim possuir um corpo saudável. Enquanto na categoria “corpo livre” fica evidente que o profissional tem um perfil de corpo ao seu modo, dentro de suas perspectivas, práticas e individualidades. Compreendemos assim que a representação do corpo do professor de EF sob o olhar do aluno de academia está relacionada às atividades que ele exerce, pois esperam que ele seja aquilo promove, em termos de saúde e perfil atlético, com uma ressalva para o corpo livre, que pode representar uma parcela da população que já foi conscientizada sobre a liberdade de padrões corporaispt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Representação do corpo do-a professor-a de Educação Física sob o olhar das-os alunas-os de academia.pdf5.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.