00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fumes, Neiza de Lourdes Frederico-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8834824295660511pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tavares, Renato Vitor da Silva-
dc.contributor.referee1Chalita, Marco Antonio-
dc.contributor.referee2Santos, Soraya Dayanna Guimarães-
dc.creatorCosta, Claudevan Firmino dos Santos-
dc.date.accessioned2023-02-23T18:52:36Z-
dc.date.available2023-01-27-
dc.date.available2023-02-23T18:52:36Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.citationCOSTA, Claudevan Firmino dos Santos. Desafios para a formação em educação física: narrativas de um universitário com deficiência visual. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10483-
dc.description.abstractNão tempt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleDesafios para a formação em educação física: narrativas de um universitário com deficiência visualpt_BR
dc.title.alternativeChallenges for formation in physical education: narratives of a college student with visual disabilitypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, houve um aumento do número de pessoas com deficiência nos cursos de Educação Superior em todo o Brasil, entretanto, diversas dificuldades ainda são enfrentadas por esses discentes. Diante do exposto, o objetivo geral do presente trabalho buscou narrar minha experiência enquanto licenciando em Educação Física durante os estágios supervisionados e refletir sobre essa experiência para a minha formação profissional. Os objetivos específicos foram: relatar os desencadeamentos dos estágios supervisionados em Educação Física para o processo formativo inicial do aluno com deficiência visual; identificar as ações que facilitaram ou dificultaram a permanência e o desenvolvimento nos estágios supervisionados na minha perspectiva enquanto um licenciando com deficiência visual; e relatar a experiência e a relação com os participantes e os envolvidos nos estágios supervisionados de acordo com a percepção do aluno com deficiência visual. Dessa forma, trata-se de um relato de experiência. Os resultados analisados ao longo dos estágios supervisionados apontaram que em várias ocasiões, meus colegas de equipe me auxiliavam, juntamente com os docentes da Universidade Federal de Alagoas e, por meio da colaboração de todos, no final, pude perceber diversas oportunidades como acadêmico e profissional. Por fim, pude concluir que, um dos aspectos de ser uma pessoa com deficiência visual e atuar na Educação Física, além dos problemas estruturais e da falta de acessibilidade dos ambientes, é convencer os alunos e as instituições de ensino que uma pessoa com deficiência visual tem capacidade de ministrar uma aula como qualquer outro.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafios para a formação em educação física - narrativas de um universitário com deficiência visual.pdf340.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.