00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10469
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A atuação do professor de educação física em relação à inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista (TEA)
Título(s) alternativo(s): The performance of the physical education teacher in relation to school inclusion of students with spectrum disordes autistic (TEA)
Autor(es): Soares, Andreline Lima
Primeiro Orientador: Barbosa, Marily Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Montenegro, Patrícia Cavalcanti Ayres
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Soraya Dayanna Guimarães
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias pedagógicas utilizadas pelo professor de Educação Física para promover a inclusão escolar do aluno com TEA nas atividades propostas. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e realizada como estudo de caso. Para coleta de dados foram utilizados a entrevista semiestruturada e as observações das aulas práticas. Utilizamos a análise de conteúdo para a análise dos dados. Os resultados da entrevista semiestruturada foram divididas em três temáticas: 1) Experiência no Ensino de Educação Física para alunos com TEA; 2) Prática pedagógica e Estratégias de ensino; e 3) Percepção do professor frente a proposta de inclusão. E as aulas foram observadas a partir de três pontos, foram eles: Materiais utilizados; Participação dos alunos; e Interação aluno com TEA com os outros alunos. A partir da entrevista semiestruturada e das observações das aulas, foi possível constatar que o professor de Educação Física tem dificuldades na utilização de recursos pedagógicos, e que não faz adaptações eficazes no método como ensina para promover a inclusão do aluno com TEA, apesar de sempre buscar que o estudante participe ativamente de todas as atividades da aula de Educação Física escolar.
Abstract: The present work aims to analyze the pedagogical strategies used by the Physical Education teacher to promote the school inclusion of the student with ASD in the proposed activities. The methodology used was qualitative and carried out as a case study. For data collection, semistructured interviews and observations of practical classes were used. We use content analysis for data analysis. The results of the semi-structured interview were divided into three themes: 1) Experience in Teaching Physical Education for students with ASD; 2) Pedagogical practice and teaching strategies; and 3) Teacher's perception regarding the inclusion proposal. And the classes were observed from three points, they were: Materials used; Student participation; and Student interaction with TEA with other students. From the semi-structured interview and the observations of the classes, it was possible to verify that the Physical Education teacher has difficulties in using pedagogical resources, and that he does not make effective adaptations in the method as he teaches to promote the inclusion of the student with ASD, despite always seek that the student actively participates in all activities of the school Physical Education class.
Palavras-chave: Educação física
Educação física
Transtorno do espectro autista
Physical education
Special education
Autistic spectrum disorder
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: SOARES, Andreline Lima. A atuação do professor de educação física em relação à inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista (TEA). 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10469
Data do documento: 4-jun-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A atuação do professor de educação física em relação à inclusão escolar de.pdf674.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.