00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Antunes, Verônica Nascimento Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4398250179191454pt_BR
dc.contributor.referee1Mauricio, Cleydner Marques de Magalhaes-
dc.contributor.referee2Costa, Márcio Jorge Porangaba-
dc.creatorSilva, Dayvisson Soares da-
dc.date.accessioned2023-02-16T19:26:59Z-
dc.date.available2023-01-24-
dc.date.available2023-02-16T19:26:59Z-
dc.date.issued2021-06-04-
dc.identifier.citationSILVA, Dayvisson Soares da. App de entrega de comida e o mercado digital conectado um estudo de caso da empresa Ifood sobre a ótica da economia da Informação. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10461-
dc.description.abstractAs the advancement of mobile technology, many traditional sectors of commerce have undergone transformations for the web, many companies are investing in software that provide an approach as the customer, ease of interaction and greater security in the marketing of products or services. Acting in the Delivery segment, Ifood achieved success in this segment, becoming a leader in the participation of the Food Apps market, surpassing its Ubereat and Rappi competitions. The company's success can be explained in the light of economic theory, especially in terms of information. The present work explains, using data from the organization itself and the literature on the topic, aspects of the market in which the application is inserted, as well as factors that contributed to the organization's success. With the assumptions of the information economy, the case study presents a theoretical framework that explains the strategies of Ifood and its competitors. Finally, data about the application in the 2020 pandemic is presented, showing the progress of the digital business model. The research concludes showing that assumptions of the information economy, such as the cost of imprisonment, positive feedback, virtuous circle, are supported by data collected on the websites, news, and company numbers, demonstrated to validate the theory.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia da informaçãopt_BR
dc.subjectAplicativos na webpt_BR
dc.subjectIfoodpt_BR
dc.subjectDeliverypt_BR
dc.subjectInfoprodutopt_BR
dc.subjectEconomics of informationpt_BR
dc.subjectApppt_BR
dc.subjectInfoproductpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleApp de entrega de comida e o mercado digital conectado um estudo de caso da empresa Ifood sobre a ótica da economia da Informaçãopt_BR
dc.title.alternativeFood delivery app and the connected digital market: a case study of the ifood company on the perspective of the information economypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoComo o avanço da tecnologia móvel, muitos setores tradicionais do comércio vêm sofrendo transformações para web, muitas empresas estão investindo em softwares que proporcionam uma aproximação como o cliente, facilidade de interação e maior segurança na comercialização dos produtos ou serviços. Atuando no segmento de Delivery, o Ifood conquistou um sucesso nesse segmento, se tornando líder na participação do mercado de Apps de comida, superando suas concorrentes Ubereat e Rappi. O sucesso da empresa pode ser explicado à luz da teoria econômica, principalmente no que abrange infoprodutos. O presente trabalho explica, se utilizando de dados da própria organização e a literatura do tema, aspectos do mercado em que o aplicativo está inserido bem como fatores que contribuíram para o êxito da organização. Com os pressupostos da economia da informação, o estudo de caso apresenta um arcabouço teórico que explica as estratégias do Ifood e de suas concorrentes. Por fim, é apresentado dados sobre o aplicativo na pandemia de 2020, mostrando o avanço do modelo de negócio digital. A pesquisa conclui mostrando que pressupostos da economia da informação, como custo de aprisionamento, feedback positivo, círculo virtuoso, encontram suporte nos dados coletados nos sites, noticias, e números da empresa, demonstrado validando a teoria.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
App de entrega de comida e o mercado digital conectado um estudo de caso da.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.