00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10460
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma análise dos determinantes da taxa de homicídios em Alagoas nos anos 2000 e 2010
Autor(es): Pereira, Débora Carvalho de Sena
Primeiro Orientador: Teixeira, Keuler Hissa
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Dilson Jose de Sena
metadata.dc.contributor.referee2: Maurício, Cleydner Marques de Magalhães
Resumo: O presente estudo busca analisar os determinantes da criminalidade em Alagoas, abrangendo os anos de 2000 e 2010. O intuito foi verificar a relação das variáveis socioeconômicas com a criminalidade. Para tanto, utilizou-se de pesquisas bibliográficas, baseadas em livros, artigos científicos e documentos eletrônicos com ênfase na teoria Econômica do Crime, tendo como base o estudo de Gary Becker (1968), é visto no arcabouço que há muito no que se aprofundar a respeito desta teoria do crime. Para este trabalho, foram coletados do DATASUS e do IBGE (2010), a análise foi feita através do método econométrico chamado de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), utilizando-se de uma regressão em corte transversal. Os resultados do estudo segundo a análise da estatística descritiva mostra que apesar de ter havido um aumento da renda per capita o estado continua com alta concentração de renda, além de que a mesorregião do estado que é mais desenvolvida segundo o IDHM é a mesorregião Leste e é neste local onde se localiza uma maior taxa de homicídios, isso confronta os estudos já existente que demonstram o contrário e afirma a teoria de há uma preferência para executar trabalhos informais em áreas mais urbanizadas dado que nessas áreas o ganho são maiores, além de que áreas mais densas facilita a fuga. Além disso, os resultados econométricos não exibem compatibilidade com outros estudos da área, apenas a variável taxa de analfabetismo se mostrou, diante do seu comportamento ao aumentar a taxa de analfabetismo há uma diminuição na taxa de homicídios. Em suma, esse estudo mostra que há fragilidade nos dados que são disponibilizados.
Abstract: Não tem
Palavras-chave: Economia do crime
Homicídios - Alagoas
Econometria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Econômicas
Citação: PEREIRA, Débora Carvalho de Sena. Uma análise dos determinantes da taxa de homicídios em Alagoas nos anos 2000 e 2010. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10460
Data do documento: 13-mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma análise dos determinantes da taxa de homicídios em Alagoas nos anos 2000 e.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.