00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Cirlene Jeane Santos e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0895494310671478pt_BR
dc.contributor.referee1Veiga, Maria Ester Ferreira da Silva-
dc.contributor.referee2Santos, Everson de Oliveira-
dc.creatorSantos, Edvânio Aparecido dos-
dc.date.accessioned2023-02-14T19:41:33Z-
dc.date.available2023-01-19-
dc.date.available2023-02-14T19:41:33Z-
dc.date.issued2020-10-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Edvânio Aparecido dos. Projeto “O Amanhã de Pindorama”: a utilização da horta orgânica como um elemento de conscientização ambiental. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal da Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10442-
dc.description.abstractThis study is based on the reality of an agro-industrial cooperative, located in Alagoas, which develops a social project called O Amanhã de Pindorama, whose activities serve children and adolescents in the region, focusing mainly on working with organic gardens through workshops. Thus, it aims to reflect on how this type of activity can contribute to the strengthening of environmental awareness. As a methodology, a case study with a qualitative exploratory approach was used, in which data was obtained through observation and field diary, documentary analysis and interviews conducted with project participants. The results obtained showed that the work with organic vegetable garden can contribute to the teaching and learning process of the participants, engaging them in ecologically correct practices for the preservation of the environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPindoramapt_BR
dc.subjectOficinapt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectWorkshoppt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleProjeto “O Amanhã de Pindorama”: a utilização da horta orgânica como um elemento de conscientização ambientalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo baseia-se na realidade de uma cooperativa agroindustrial, localizada em Alagoas, que desenvolve um projeto social, denominado O Amanhã de Pindorama, cuja as atividades atendem a crianças e adolescentes da região, com foco, principalmente, no trabalho com horta orgânica, por meio de oficinas. Dessa forma, visa refletir sobre como este tipo de atividade pode contribuir para o fortalecimento de uma conscientização ambiental. Como metodologia, foi utilizado um estudo de caso com uma abordagem exploratória qualitativa, na qual a obtenção de dados se deu por meio de observação e diário de campo, análise documental e entrevistas realizadas com os participantes do projeto. Os resultados obtidos mostraram que o trabalho com horta orgânica pode contribui no processo de ensino e aprendizagem dos participantes, engajando-os em práticas ecologicamente corretas para a preservação do meio ambiente.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.