00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10417
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de materiais auxiliares no ensino da dança para criança: um relato de experiência
Autor(es): Trindade, Fabíola Saldanha
Primeiro Orientador: Rocha, Isabelle Pitta Ramos
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Kamilla Mesquita
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Noemi Mello Loureiro
Resumo: Este trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciada em uma turma de dança, com faixa etária de 4 a 5 anos, da escola A Casa Mágica. Para sistematizar o trajeto da pesquisa, parti da seguinte questão chave: como o uso de materiais auxiliares, na aula de dança, com crianças, contribuem no processo de ensino e aprendizagem dos princípios desta arte? A criança é um ser dinâmico com múltiplas habilidades físicas, cognitivas e afetivas. A dança desempenha um importante papel para o desenvolvimento da criança, visto que produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro e sobre o universo social e cultural, tornando-as conscientes de sua corporeidade. Portanto, temos como objetivo refletir: como o uso de materiais auxiliares contribui para o processo de ensino e aprendizagem da dança. Para isso nos filiaremos às concepções de Piletti (2013), Feltes, Pinto (2015), Silva, et.al, (2019) Schumann (1995), Damasio (2000), Castilho (2021) entre outros. O ensino da dança com o uso de materiais auxiliares é imprescindível para o desenvolvimento global da criança e, além disso, torna a aula mais atrativa e dinâmica. Desta forma, a dança para a Educação Infantil, compreende-se em forma de linguagem e expressão do que acontece na vida da criança, mostrando-as os seus sentimentos e desenvolvendo habilidades motoras, que expressa acolhimento, criatividade e afetividade para os sujeitos. Assim, a dança tem um potencial transformador para os sujeitos.
Abstract: this work means a case report which took place in a dance group between 4 and 5 years old at Casa mágica School. In order to systematize the survey path, we came from the following key question: how does the use of supporting materials in dance classes contribute in the teaching and learning process on the plinciples of this art? Child is a dynamic being with multiples physical, cognitive and affective skills. The dance plays an importatant role for the child’s development, as they produce knowledges about themselves, about the other and about the social and cultural universe, becoming aware of their corporeity. Therefore, we aim to reflect how the use of supporting material contribute for the teaching and learning process in the dance. In this regard we are going to rest on the conceptions of Pileti(2013), Feltes, Pinto (2015), Silva et.al, (2019) Schuman (1995), Damasio (2000), Castilho 6 (2021) among others. The teaching of dance with the use of supporting materials is indispensable for the child’s global development and besides that make the class more atractive and dynamic. This way, the dance for the children’s education comprehend in a holistic art, that express host, creativiness and affectivity for the individuals. Thus, the dance has a transformative potencial on children’s life.
Palavras-chave: Dança
Criança
Educação infantil
Dance
Supporting materials
Children’s education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Dança
Citação: TRINDADE, Fabíola Saldanha. Uso de materiais auxiliares no ensino da dança para criança: um relato de experiência. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10417
Data do documento: 3-mar-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso de materiais auxiliares no ensino da dança para criança- um relato de experiência.pdf366.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.