00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.referee1Serra, Kleber Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Paula, Francine Santos de-
dc.creatorSilva, João Donato Sampaio Ferro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7221341358707532pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-10T19:49:00Z-
dc.date.available2023-01-13-
dc.date.available2023-02-10T19:49:00Z-
dc.date.issued2020-03-06-
dc.identifier.citationSILVA, João Donato Sampaio Ferro da. Modelo atômico didático 3D como proposta de ferramenta educacional no ensino das propriedades periódicas dos elementos químicos. 2023. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10412-
dc.description.abstractThe changes in the LD follow the needs of society and the development in each period. This study aims to analyze the content approach Periodic Properties of Chemical Elements, PPCE, in the Chemistry Textbook, CT, (Chemistry 1 - High School by Eduardo Fleury Mortimer and Andréia Horta Machado, 3rd edition, São Paulo, 2017) approved in PNLD 2018, for the promotion of scientific literacy, SL, through elements of Scientific Literacy Indicators, SLI, proposed by Pizarro (2014). This is a qualitative bibliographic research addressing the methodology proposed by Bardin (2011) for content analysis. For this survey, a form was used adapting the SLI to analyze the CT. From the adapted form, it was possible to decode the SLI elements and quantify them. The results showed that less than 40% of the SLI were identified in the topic of PPCE, highlighting the SLI Argumenting, Reading in Science and Writing in Science. From these results, a proposal for a 3D Didactic Atomic Model (DAM), interactive, of low cost was prepared to fill the observed gaps. DAM is a proposal for an educational tool that aims to promote SL through the use of active teaching-learning methodologies for the study of PPCE and related subjects.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUIpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectIndicadores de alfabetização científicapt_BR
dc.subjectModelos atômicospt_BR
dc.subjectMetodologias ativas de ensinopt_BR
dc.subjectScientific literacy indicatorspt_BR
dc.subjectDidactic modelspt_BR
dc.subjectactive teaching-learning methodologiespt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleModelo atômico didático 3D como proposta de ferramenta educacional no ensino das propriedades periódicas dos elementos químicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAs modificações nos LD seguem as necessidades da sociedade o desenvolvimento em cada período. Este estudo tem como objetivo analisar a abordagem do conteúdo Propriedades Periódicas dos Elementos Químicos, PPEQ, no Livro Didático de Química, LDQ, (Química 1 – Ensino Médio de Eduardo Fleury Mortimer e Andréia Horta Machado, 3ª edição, São Paulo, 2017) aprovado no PNLD 2018, para a promoção da alfabetização científica mediante elementos Indicadores de Alfabetização Científica, IAC, propostos por Pizarro (2014). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo abordando a metodologia proposta por Bardin (2011) para análise do conteúdo. Para este levantamento foi utilizado um formulário adaptando os IAC para análise do LDQ. A partir do formulário adaptado foi possível decodificar os elementos IAC e quantificá-los. Os resultados mostraram que menos de 40% dos IAC foram identificados no tópico de PPEQ, destacando-se os IAC Argumentar, Ler em Ciências e Escrever em Ciências. A partir desses resultados foi elaborada uma proposta para um Modelo Atômico Didático (MAD), 3D, interativo, de baixo custo para suprir as lacunas observadas. O MAD é uma proposta de ferramenta educacional que visa a partir dos IAC a promoção da AC através de metodologias ativas de ensino-aprendizagem para o estudo das PPEQ e assuntos correlatos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.