00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10404
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araujo, Lindemberg Medeiros de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1427075376799452pt_BR
dc.contributor.referee1Falcão, Nivaneide Alves de Melo-
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Daniel Arthur Lisboa de-
dc.creatorTenório, Felipe Santos-
dc.creatorOliveira, Glycia Soraya Barboza de-
dc.date.accessioned2023-02-09T22:56:39Z-
dc.date.available2023-01-12-
dc.date.available2023-02-09T22:56:39Z-
dc.date.issued2021-03-22-
dc.identifier.citationTENÓRIO, Felipe Santos; OLIVEIRA, Glycia Soraya Barboza de. Paisagem e turismo: contrastes do destino turístico Maceió. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10404-
dc.description.abstractThe destination Maceió, focus of this work, is one of the main tourist destinations in Brazil. When planning and promoting a destination, the aim is to make the tourist have contact with the place even before the trip takes place, arousing interest in the destination. Therefore, the companies that sell the destination use their best images and natural or cultural resources to make tourists feel attracted to travel to a specific place. What is generally not seen by the tourist, and what is not informed by the tourist trade, is whether these places are prepared to receive, and structurally organized to make the tourist experience at the destination satisfactory for the visitor. It is in this context that marketing plays a key role in the promotion and sale of tourist destinations. This work studies the contracts in the tourist landscape of the destination Maceió. The methodology adopted is of a qualitative nature, having analysed official documents about the environment and tourism in Maceió. A field survey was also carried out for photographic record. Significant contrasts were found between what is expected from the landscape of a tourist destination and what actually occurs in reality in Maceió. It is proposed to carry out an educational work for residents and everyone involved in the tourist process of this destination, so that its population is aware of their natural assets, demanding that they be cared for.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismo - Maceiópt_BR
dc.subjectMarketing - turísticopt_BR
dc.subjectRede geográficapt_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.subjectTourism Destinationpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectGeographic Networkpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titlePaisagem e turismo: contrastes do destino turístico Maceiópt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO destino Maceió, foco deste trabalho, é um dos principais destinos turísticos do Brasil. No planejamento e promoção de um destino busca-se fazer com que o turista tenha contato com o local antes mesmo de a viagem ocorrer, despertando nele interesse pelo destino. Sendo assim, as empresas que comercializam o destino utilizam-se de suas melhores imagens e de recursos naturais ou culturais, para fazer com que o turista se sinta atraído a viajar para determinado local. O que geralmente não é visto pelo turista, e o que não é informado pelo trade turístico, é se esses locais são preparados para receber, e organizados estruturalmente para tornar a experiência turística no destino satisfatória para o visitante. É nesse contexto que o marketing entra como peça chave na promoção e venda dos destinos turísticos. Este trabalho estuda os contrates na paisagem turística do destino Maceió. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, tendo analisados documentos oficiais sobre meio ambiente e turismo em Maceió. Também se realizou levantamento de campo para registro fotográfico. Foram encontrados contrastes significativos entre o que se espera da paisagem de um destino turístico e o que de fato ocorre na realidade em Maceió. Se propõe que seja realizado um trabalho de educação dos moradores e de todos que se envolvem no processo turístico desse destino, para que sua população tenha ciência de seus bens naturais, exigindo que eles sejam cuidados.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paisagem e turismo - contrastes do destino turístico Maceió.pdf2.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.