00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Flávio Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1009128926110080pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Ziliane Lima de Oliveira-
dc.contributor.referee2Moreira, Marcos dos Santos-
dc.creatorAssis, Enife Costa de-
dc.date.accessioned2023-02-09T22:50:02Z-
dc.date.available2023-01-18-
dc.date.available2023-02-09T22:50:02Z-
dc.date.issued2022-04-18-
dc.identifier.citationASSIS, Enife Costa de. O Ensino de Música na Banda Santa Rita dos Impossíveis: relatório de prática de ensino. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10402-
dc.description.abstractThis report describes the process of teaching music in Banda Santa Rita dos Impossíveis, from Marechal Deodoro–Alagoas, showing the band as a space that promotes music education for young people from the Riacho Velho village. This work describes the formation process of Musical Society Santa Rita dos Impossíveis and how the society maintains the main band and a group of beginner students. The study presents the experiences lived by the author while working as a teacher and conductor in the main band of the project, and discusses the results obtained with this practice. Specifically, the development of group music classes, band rehearsals and the strategies developed before and during the work were reported. The study also describes the period of online classes throughout the COVID-19 pandemic in 2020 and 2021, and the process of resuming the band's face-to-face activities, using the Da Capo method as the main pedagogical book. This report also addresses the process of choosing and adapting the repertoire, focusing on the band's technical level and the rehearsal methodology for learning this repertoire, focusing on the practice of collective teaching. After the completion of this work, it was observed that the band's activities were hampered with the suspension of face-toface classes during the pandemic. On the other hand, it was found that the use of the Da Capo method generated excellent results, however, there was a need to complement the content with other methods for more advanced students. The parameters used for the selection of the Christmas repertoire and the adaptations made in the pieces made it possible to include beginner students in the main band and the result of the Christmas 2021 presentation showed that the methodology used in the rehearsals worked satisfactorily with the group.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEstudo Ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMusical bandpt_BR
dc.subjectMusical educationpt_BR
dc.subjectCollective teachingpt_BR
dc.subjectArrangementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.titleO ensino de Música na Banda Santa Rita dos Impossíveis: relatório de prática de ensinopt_BR
dc.title.alternativeMusic Teaching in the Santa Rita dos Impossibles Band: teaching reportpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste relato descreve o processo de ensino de música na Banda Santa Rita dos Impossíveis, de Marechal Deodoro–Alagoas, mostrando a banda como um espaço que promove a educação musical para os jovens do povoado Riacho Velho. Neste Trabalho é descrito o processo de formação da Sociedade Musical Santa Rita dos Impossíveis e como a sociedade mantém a banda principal e uma turma de alunos iniciantes. O estudo apresenta as experiências vividas pelo autor durante o trabalho como professor e regente na banda principal do projeto e discorre sobre os resultados obtidos com esta prática. Especificamente, foi relatado o desenvolvimento das aulas de música em grupo, ensaios da banda e as estratégias desenvolvidas antes e durante a realização do trabalho. O estudo descreve também o período das aulas on-line ao longo da pandemia da COVID-19 nos anos de 2020 e 2021, e o processo de retomada das atividades presenciais da banda, utilizando como principal material pedagógico o método Da Capo. O presente relatório também aborda o processo de escolha e adaptação do repertório focando no nível técnico da banda e a metodologia de ensaio para o aprendizado deste repertório, tendo como foco a prática do ensino coletivo. Após a concretização deste trabalho, observou-se que a as atividades da banda foram prejudicadas com a suspensão das aulas presenciais no decorrer da pandemia. Por outro lado, constatou-se que a utilização do método Da Capo gerou excelentes resultados, porém, houve a necessidade de complementar o conteúdo com outros métodos para os alunos mais avançados. Os parâmetros utilizados para a seleção do repertório natalino e as adaptações feitas nas pecas, possibilitaram a inclusão de alunos iniciantes na banda principal e, o resultado da apresentação natalina de 2021 mostrou que a metodologia utilizada nos ensaios funcionou de forma satisfatória com o grupo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Ensino de Música na Banda Santa Rita dos Impossíveis - relatório de prática de ensino.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.