00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10394
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, José Cícero Gomes-
dc.contributor.referee2Barros, Amauri da Silva-
dc.creatorSemião, Beatriz Medeiros-
dc.date.accessioned2023-02-09T21:56:08Z-
dc.date.available2023-02-06-
dc.date.available2023-02-09T21:56:08Z-
dc.date.issued2022-02-10-
dc.identifier.citationSEMIÃO, Beatriz Medeiros. A ludicidade aplicada ao ensino da matemática na educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10394-
dc.description.abstractThe present study has as presenting the need for innovation on everyday knowledge and school knowledge, through mathematical knowledge. Early childhood education is a learning space that seeks to foster the development of psychomotor, socio-emotional and intellectual abilities of the child, offering opportunities for the manifestation of autonomy, critical sense and creativity. The first and largest number of stakeholders and educators that are more intensive and stimulating for the development of their potentialities. So it is one of the fundamental goals to improve lucidity in early childhood education, it is one of the fundamental points to improve the health of your teaching and learning process in a really meaningful way. The teaching methodological teaching was in bibliographical research, with the purpose of reflecting, understanding and showing the playful for the strong in front of the teaching of Mathematics. Therefore, this study aims to emphasize the importance of teaching in Mathematics teaching, once again referring to work with a child education, thus enabling a learning in the use of games and games in the school space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMathematical Gamespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA ludicidade aplicada ao ensino da matemática na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como proposta apresentar a necessidade de inovação sobre os saberes cotidianos e os saberes escolares, relativos aos conhecimentos matemáticos. A Educação Infantil constitui-se em um espaço de aprendizagem que busca favorecer o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, sócio-afetivas e intelectuais da criança, oferecendo-lhe oportunidade para a manifestação da autonomia, do senso crítico e da criatividade. Já é consenso entre especialistas e educadores que quanto mais precoce e estimulante for a interação da criança com as pessoas e com tudo que a cerca, maior e mais significativo será o desenvolvimento de suas potencialidades. Então, é dentro dessa perspectiva que trabalhar a partir do lúdico na educação infantil, é um dos pontos fundamentais para melhor integrar a criança ao seu processo de ensino e aprendizagem de forma realmente significativa. O desenvolvimento metodológico deste estudo esteve pautado na pesquisa bibliográfica, com o propósito de refletir, compreender e mostrar o quanto o lúdico é um dos fortes aliados frente ao ensino da Matemática. Portanto, este estudo tem como proposta enfatizar a importância do lúdico no ensino da Matemática, mais precisamente no que se refere ao trabalho com a educação infantil, possibilitando assim as crianças uma aprendizagem pautada na utilização de jogos e brincadeiras no espaço escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A ludicidade aplicada ao ensino da matemática na educação infantil.pdf782.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.