Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10382
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação do profissional docente, estágio supervisionado e pandemia COVID-19 |
Autor(es): | Santos, Rafaella Luisa Pereira |
Primeiro Orientador: | Vasconcelos, Francisca Maria Teixeira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Maria Francineila Pinheiro dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sousa, Raimunda Aurília Ferreira de |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma análise acerca do Estágio Supervisionado na formação de professores e na construção da identidade docente, permeando o contexto da pandemia COVID- 19, a qual estamos inseridos desde o início do ano de 2020. O objetivo deste estudo é analisar as dificuldades e possibilidades da prática de Estágio Supervisionado no curso de licenciatura em Geografia frente a realidade do COVID-19 e sua importância para uma formação docente de qualidade. Desse modo, o Estágio Supervisionado é entendido como um momento de grande relevância na formação inicial docente por se caracterizar como uma oportunidade do licenciando vivenciar e intervir no ambiente escolar, ampliando seus conhecimentos e construindo sua identidade docente. No processo de elaboração da pesquisa, foi adotado a utilização de narrativas como principal procedimento metodológico, buscando compreender a visão dos/as estagiários/as e professores/as da educação básica acerca do estágio e sua importância na formação de professores. Desse modo, aplicamos formulários utilizando a plataforma do Google Formulário para estagiários matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado I e III do curso de licenciatura em Geografia. O mecanismo utilizado com professores/as supervisores/as da educação básica e o coordenador do Núcleo de Estágio Supervisionado do Sertão Alagoano – NESSA foi a entrevista. Ao total, obtivemos a resposta de 24 estagiários/as, uma professora supervisora e o coordenador do NESSA. Para embasar teoricamente a nossa pesquisa, contamos com autores como Santos (2012), Menezes e Kaercher (2015), Santana Filho (2020) e Macedo (2021), além dos documentos que irão nortear a realização do estágio e demais práticas educativas em tempos de pandemia do COVID-19. Os dados revelam que o estágio se caracteriza como uma etapa imprescindível a formação inicial docente e que sua prática deve ser permeada pela pesquisa e reflexão, pois é um momento de articulação entre teoria e prática que viabiliza a formação docente de qualidade. |
Abstract: | The present work is an analysis of the Supervised Internship in teacher training and in the construction of teaching identity, permeating the context of the COVID-19 pandemic, in which we have been inserted since the beginning of the year 2020. The objective of this study is to to analyze the difficulties and possibilities of the practice of Supervised Internship in the degree course in Geography in the face of the reality of COVID-19 and its importance for quality teacher training. In this way, the Supervised Internship is understood as a moment of great relevance in the initial teacher training, as it is characterized as an opportunity for the licentiate to experience and intervene in the school environment, expanding their knowledge and building their teaching identity. In the process of elaborating the research, the use of narratives was adopted as the main methodological procedure, seeking to understand the vision of interns and teachers of basic education about the internship and its importance in teacher training. In this way, we apply forms using the Google Form platform for interns enrolled in the Supervised Internship I and III disciplines of the degree in Geography. The mechanism used with teachers/supervisors/as of basic education and the coordinator of the Nucleus of Supervised Internship of Sertão Alagoano – NESSA was the interview. In total, we obtained a response from 24 interns, a supervising teacher and the coordinator of NESSA. To theoretically support our research, we have authors such as Santos (2012), Menezes and Kaercher (2015), Santana Filho (2020) and Macedo (2021), in addition to documents that will guide the internship and other educational practices in times of COVID-19 pandemic. The data reveal that the internship is characterized as an essential step in the initial teacher training and that its practice must be permeated by research and reflection, as it is a moment of articulation between theory and practice that enables quality teacher training. |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado Licenciatura em Geografia Formação docente COVID-19 Pandemia Supervised internship Teacher Training Pandemic |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia |
Citação: | SANTOS, Rafaella Luisa Pereira. Formação do profissional docente, estágio supervisionado e pandemia COVID-19. 84 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10382 |
Data do documento: | 23-ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação do profissional docente, estágio supervisionado e pandemia COVID-19.pdf | 963.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.