00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Meireles, Cristina Amaro Viana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1573151088758210pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Alexandre Torres-
dc.contributor.referee2Sievers, Juliele Maria-
dc.creatorMessias, Igor Cesar Nobre-
dc.date.accessioned2023-01-31T01:23:29Z-
dc.date.available2023-01-30-
dc.date.available2023-01-31T01:23:29Z-
dc.date.issued2021-06-02-
dc.identifier.citationMESSIAS, Igor Cesar Nobre. Conhecimento a partir do conceito de “coração” em Blaise Pascal. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicações e Artes, Curso de Filosofia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10319-
dc.description.abstractStarting from a pessimistic reading of the human condition, we will investigate more precisely the meaning and the relevance of the concept of "heart" in the anthropological perspective present in the texts of the French philosopher Blaise Pascal – namely in your Pensées, published posthumously in 1670 - as well as understand the relationship between the heart and the various types of reasons, which is fundamental for access to knowledge of a higher order. It is known in advance that, for Pascal, the heart represents the area in which reconciliation between God and man is possible by grace, according to biblical tradition; this implies the restoration of the highest epistemic point that the human being can reach, the knowledge of God and of himself. Therefore, Pascal describes a series of intermediary and indispensable factors to achieve this purpose, which will be explained in more detail in this text.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPascal, Blaise, 1623-1662. Penséespt_BR
dc.subjectCoraçãopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectCeticismopt_BR
dc.subjectRazãopt_BR
dc.subjectHeartpt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectSkepticismpt_BR
dc.subjectReasonpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.titleConhecimento a partir do conceito de “coração” em Blaise Pascalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoPartindo de uma leitura pessimista acerca da condição humana, investigar-se-á com maior precisão o significado e a relevância do conceito “coração” na perspectiva antropológica presente nos textos do filósofo francês Blaise Pascal – mais precisamente em seus Pensées, publicados postumamente em 1670 – bem como a relação entre o coração e os variados tipos de razões, o qual mostra-se fundamental para o acesso ao conhecimento de ordem superior. Sabe-se de antemão que, para Pascal, o coração representa o âmbito em que se torna possível a reconciliação entre Deus e o homem, através da graça, conforme a tradição bíblica; esta reconciliação implica na restauração do mais elevado ponto epistêmico que o ser humano pode alcançar, o conhecimento de Deus e de si pela via do coração. Para tanto, Pascal descreve uma série de fatores intermediários e indispensáveis para alcançar este fim, e que serão expostos mais detalhadamente neste texto.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conhecimento a partir do conceito de “coração” em Blaise Pascal.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.