00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Papel estratégico do SAC e ouvidorias digitais na gestão do relacionamento com o cliente
Autor(es): Gomes, Isabela Macena
Primeiro Orientador: Fernandes, Ana Paula Lima Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Edilson dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Paulo Ricardo Silva
Resumo: No ambiente empresarial atual as empresas estão se adaptando às necessidades dos seus consumidores e aderindo a novas ações para atendê-las com o intuito de reter os clientes. Devido à necessidade desses clientes de manifestarem suas opiniões e ainda a legislações que regulamentam esses direitos, este trabalho apresenta a importância da gestão do relacionamento com foco na utilização do SAC (Serviço de atendimento ao consumidor) e da Ouvidoria estrategicamente. Sendo assim busca apresentar as particularidades de cada serviço, focando na implantação do SAC e Ouvidorias digitais, a fim de atender os objetivos propostos. A metodologia usada foi a de pesquisa documental a fim de admitir mais informações sobre o tema, além disso, foi feita uma análise a partir de relatório da ouvidoria digital E-ouv, que é aberta ao público, posteriormente foi analisada a pesquisa de opinião sobre o tema e os dados coletados foram relacionados ao quadro de indicadores desenvolvido pela autora. Infere-se que os dados apresentados reforçam a importância dos indicadores apresentados e servem como base para implementação de SAC e Ouvidorias digitais, podendo ser usado como régua para gestão do relacionamento com o cliente.
Abstract: In the current business environment companies are adapting to the needs of theis consumers and joining new actions to serve them in order to retain customers. Because of the need for these customers to express theis opinions as well as laws that regulate these rights, this work presentes the importance of relationship management with a focus on the use of the SAC (Custumer Service) na the Ombudsman strategically. Therefore, it seeks to presente the particularities of each servisse, focusing on the implementation of the SAC (Costumer Service) and digital ombudsman, in order to meet the proposed objectives. The methodoly used was that of documentar research in order to admit more information on the topic, in addition, na analysis was made based on the reporto f the difital ombudsman E-ouv, wich is open to the public. Subsenquently, na opinion questionnaire on the topic was analyzed and data collected were related to the indicator framework developed by the autor. The conclusion is the data presente reinforce the importance of the indicators presented and serve as a basis for the implementation of the Customer attendance servisse and the digital Ombudsman, wich can be used as rule for managing the relationship with customer.
Palavras-chave: Marketing de relacionamento
Serviço de Atendimento ao Consumidor
Ouvidorias
Relationship markerting
Digital costumer servisse
Digital Ombudsman
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração
Citação: GOMES, Isabela Macena. Papel estratégico do SAC e ouvidorias digitais na gestão do relacionamento com o cliente. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10313
Data do documento: 23-mar-2021
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