00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10290
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma perspectiva histórica dos estereótipos sociais impostos às mulheres que refletem na educação física e nos esportes
Título(s) alternativo(s): A historical perspective of social stereotypes imposed on women that reflect on physical education and sports
Autor(es): Costa, Lawinya Assiria Amorim
Primeiro Orientador: Bereoff, Paulo Sérgio
metadata.dc.contributor.referee1: Chalita, Marco Antonio
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Eriberto José Lessa de
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo identificar quais os estereótipos sociais foram historicamente introjetados na Educação física e nos esportes para que estes assumissem papéis de instrumentos controladores e formadores do comportamento feminino. A seleção da amostra foi do tipo não- robabilística, por conveniência, sendo composta por mulheres participantes de diferentes modalidades esportivas de Maceió, com faixa etária entre 18 e 50 anos. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semi-aberto contendo 17 questões de múltiplas escolhas e questões abertas, levantando os estereótipos e como são sentidos pelas mesmas. A análise histórica da inserção da mulher no esporte, juntamente com a nossa coleta, trouxeram reflexões e perspectiva diferentes, mas percebemos nitidamente a desigualdade de gênero no esporte e como os estereótipos conseguem dificultar o processo para uma participação mais igualitária. A inserção histórica da mulher nos esportes e na Educação física ocorreu com muita dificuldade e ainda existem resquícios desse passado que impedem que a mulher participe do cenário esportivo de forma plena, sendo necessários estudos recentes, como este, que busquem a compreensão dessa problemática.
Abstract: The present work aimed to identify which social stereotypes have historically been introjected in physical education and sports so that they assume the roles of controlling instruments and trainers of female behavior. The selection of the sample was of the non-probabilistic type, for convenience, being composed of women participating in different sports in Maceió, aged between 18 and 50 years. The instrument used for data collection was a semi-open questionnaire containing 17 questions of multiple choices and open questions, raising the stereotypes and how they are felt by them. The historical analysis of the insertion of women in sport, together with our collection, brought different reflections and perspectives, but we clearly perceive gender inequality in sport and how stereotypes can hinder the process for more equal participation. The historical insertion of women in sports and physical education occurs with great difficulty and there are still remnants of that past that prevent women from participating fully in the sports scenario, requiring recent studies, such as this one, that seek to understand this problem.
Palavras-chave: Estereótipo
Gênero feminino
Mulheres no esporte
Gender Stereotypes
Sports
Woman
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: COSTA, Lawinya Assiria Amorim. Uma perspectiva histórica dos estereótipos sociais impostos às mulheres que refletem na educação física e nos esportes. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10290
Data do documento: 14-dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.