00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10259
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Artes marciais na educação infantil: a apropriação de conceitos em um projeto de intervenção de kung fu
Título(s) alternativo(s): Martial arts in early childhood education: the appropriation of concepts in a Kung Fu intervention project
Autor(es): Silva, Makson Miguel Porfirio da
Primeiro Orientador: Bulhões, Alexandre Magno Câncio
metadata.dc.contributor.referee1: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee2: Manoell, Edson de Jesus
Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar as apropriações de conceitos advindos do projeto “Potencialidades e possibilidades das artes marciais na Educação Infantil: brincando com o Kung Fu”, que foi realizado numa turma de 1º (primeiro) período de Educação Infantil, de uma escola pública do município de Pilar-AL, composta de nove crianças, com idade entre quatro e seis anos. Foram utilizados para o registro das intervenções: um diário de campo e um gravador, com transcrições realizadas logo após o término das aulas. Para a análise e discussão foi utilizado o método microgenética proposta por Vigotski (2009) para se compreender o desenvolvimento conceitual pelas interações na Educação Infantil, a partir do processos apontados por Saravy e Schroeder (2009): observação da evolução das regulações interativas que se estabelecem entre as crianças e a professora com a atenção aos aspectos relativos à afetividade e à linguagem; observação de como os processos de realização das tarefas evoluem; observação de como ambos os aspectos se coordenam e se condicionam mutuamente; e a emergência dos conceitos e seus significados. As falas apontaram para uma construção sócio-histórica de conceitos, obtida por meio dos processos educativos, percorrendo o caminho de Conceitos Espontâneos para Conceitos Científicos, sendo observados os conceitos espontâneos de “sábado”, “pássaro”, “grilo” e “tigre”, além da construção dos conceitos científicos de “Kung Fu”, “garça”, “louva-deus” e “tigre” no Kung Fu. Assim, o estudo permitiu compreender o movimento lógico das interações ocorridas, as formações dos conceitos e espontâneos científicos e as conexões desses conceitos mediadas pelo docente nos processos educacionais e seus processos construtivos numa dinâmica dialética, social e histórica, bem como compreender os conceitos como generalizações, percebendo, assim, os conceitos como instrumentos culturais que direcionam os sujeitos nas suas relações com os outros.
Abstract: The objective of this work was to verify the appropriations of concepts arising from the project “Potentialities and possibilities of martial arts in Early Childhood Education: playing with Kung Fu”, through the mediation of the teacher, which was carried out in a class of 1st (first) period of Child Education, from a public school in Pilar-AL, composed of nine children, aged between four and six years. The following were used to record the interventions: a field diary and a recorder, with transcriptions made shortly after the end of the interventions. For the analysis and discussion, a microgenetic method proposed by Vigotski (2009) was used to understand the conceptual development through interactions in Early Childhood Education, based on the processes pointed out by Saravy and Schroeder (2009): observation of the evolution of interactive regulations that establish between the children and the teacher with attention to aspects related to affectivity and language; observation of how the processes of carrying out the tasks evolve; observation of how both aspects coordinate and condition each other; and the emergence of concepts and their meanings. The speeches pointed to a sociohistorical construction of concepts, obtained through educational processes, following the path of Spontaneous Concepts for Scientific concepts, observing the spontaneous concepts of "Saturday", "bird", "cricket" and "tiger", in addition to the construction of the scientific concepts of "Kung Fu", "heron", "praying mantis" and "tiger" in Kung Fu. Thus, the study made it possible to understand the logical movement of the interactions that occurred, the formation of spontaneous scientific concepts and the connections of these concepts mediated by the teacher in educational processes and their constructive processes in a dialectic, social and historical dynamic, as well as understanding the concepts as generalizations, thus, perceiving the concepts as cultural instruments that direct the subjects in their relations with others.
Palavras-chave: Educação infantil
Microgenética
Kung-fu
Child Education
Microgenetic analysis
Conceptual construction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: SILVA, Makson Miguel Porfirio da. Artes marciais na educação infantil: a apropriação de conceitos em um projeto de intervenção de kung fu. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10259
Data do documento: 20-mai-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.