00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO- IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10250
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aplicação de Algoritmo Genético para criação de mapas de RPG de mesa
Título(s) alternativo(s): Aplication of Genetic Algorithm for the creation of tabletop RPG maps
Autor(es): Abio, Marcelo Barandela
Primeiro Orientador: Lopes, Roberta Vilhena Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Evandro de Barros
metadata.dc.contributor.referee2: Vital, Marcos Vinícius Carneiro
Resumo: Em 1974 o lançamento do jogo Dungeons & Dragons (D&D) por Gary Gygax e Dave Arnenson culminou na criação de um novo gênero de jogo de mesa: o Role-Playing Game (RPG). D&D é um jogo de grupo onde um participante desempenha o papel de mestre do jogo (DM, do inglês Dungeon Master) enquanto os demais participantes interpretam um personagem cada. O mestre possui a tarefa de narrar os acontecimentos do jogo, ser um árbitro das regras e interpretar os personagens que não são interpretados pelos outros jogadores. Caso se deseje jogar o D&D de maneira tática, com miniaturas e tabuleiros, será necessário que o mestre apresente mapas para delimitar o ambiente de jogo, tendo que ou obter os mapas de terceiros ou criá-los por conta própria. Para auxiliar os mestres no processo de preparação das sessões de jogo, este trabalho tem como objetivo apresentar o Mapmaker, uma ferramenta computacional desenvolvida para gerar mapas para os jogos de D&D utilizando algoritmo genético.
Abstract: The release of the Dungeons & Dragons (D&D) game by Gary Gygax and Dave Arnenson in 1974 resulted in the creation of a new genre of tabletop game: the RolePlaying Game (RPG). D&D is a group game where one participant exert the role of the Dungeon Master (DM) while each of the other participants play a character. It is the DM’s role to narrate the outcomes of the player’s actions, to be a referee of the rules and play the role of others characters the players might encounter. If they wish to play D&D in a tactical manner, with miniatures and a grid, it will be necessary for the DM to present maps that define the game environment, having to obtain the maps by a third-party or create them by themselves. To help Dungeon Masters in the preparation to the game sessions, this paper has as goal present the Mapmaker, a computational tool developed to generate maps for D&D games utilizing genetic algorithm.
Palavras-chave: RPG - jogo
Algoritmo Genético – jogo
Mapmaker
Mapas - RPG
D&D
Genetic algorithm
Map
RPG
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso Engenharia da Computação
Citação: ABIO, Marcelo Barandela. Aplicação de Algoritmo Genético para criação de mapas de RPG de mesa. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) - Instituto de Computação, Curso de Engenharia da Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10250
Data do documento: 7-jun-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO- IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicação de Algoritmo Genético para criação de mapas de RPG de mesa.pdf2.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.