Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10246
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Allebrandt, Débora | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5127807822690331 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Junqueira, Telma Low Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3180831596995182 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Meinerz, Nádia Elisa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0833029650495523 | pt_BR |
dc.creator | Carnaúba, Maria Teresa dos Santos Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-21T03:04:09Z | - |
dc.date.available | 2023-01-20 | - |
dc.date.available | 2023-01-21T03:04:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-04 | - |
dc.identifier.citation | CARNAÚBA, Maria Teresa dos Santos Ferreira. Gênero, raça e classe e o atendimento ao parto nos currículos e planos políticos pedagógicos. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10246 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Parto | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Raças | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | pt_BR |
dc.title | Gênero, raça e classe e o atendimento ao parto nos currículos e planos políticos pedagógicos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Uma série de estudos tem apontado para o fato que mulheres negras e pobres têm uma maior chance de sofrer violência obstétrica no momento do parto. O objetivo dessa pesquisa é investigar como os planos políticos e pedagógicos dos cursos de medicina e enfermagem de IES da região Nordeste têm se preocupado em formar profissionais para que sejam capazes de enfrentar as desigualdades de raça, classe e gênero no Brasil. Para tanto, nos dedicamos à coleta, sistematização e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Medicina e Enfermagem da região Nordeste. A busca dos Projetos foi feita a partir da plataforma e-MEC e a sistematização e análise dos documentos foi feita no editor de planilhas Microsoft Excel. Foram analisados um total de vinte e quatro documentos atualizados a partir de 2011. Em nossa análise tiveram destaque nos documentos as categorias de Humanização, Raça e Etnia, Evidências Científicas e Políticas Públicas. Já as categorias de Gênero, Violência Obstétrica e Classe foram as menos contempladas. Quando pensamos nessas categorias em relação à atenção ao parto e nascimento, apenas Evidências Científicas, Humanização e Políticas Públicas se articulam, em dois, quatro e quatro documentos, respectivamente. O escasso debate (e, em alguns casos, sua ausência) sobre direitos sexuais e reprodutivos, violência obstétrica, entre outros temas, na grade curricular de profissionais de saúde contribui para a perpetuação de modelos de assistência abusivos que caminham na contramão do que apontam os conhecimentos científicos produzidos ao longo dos últimos anos e os esforços para a melhoria da atenção ao binômio. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gênero, raça e classe e o atendimento ao parto nos currículos e planos políticos pedagógicos.pdf | 671.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.