00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Allebrandt, Débora-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5127807822690331pt_BR
dc.contributor.referee1Junqueira, Telma Low Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3180831596995182pt_BR
dc.contributor.referee2Meinerz, Nádia Elisa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0833029650495523pt_BR
dc.creatorCarnaúba, Maria Teresa dos Santos Ferreira-
dc.date.accessioned2023-01-21T03:04:09Z-
dc.date.available2023-01-20-
dc.date.available2023-01-21T03:04:09Z-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.citationCARNAÚBA, Maria Teresa dos Santos Ferreira. Gênero, raça e classe e o atendimento ao parto nos currículos e planos políticos pedagógicos. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10246-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPartopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRaçaspt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleGênero, raça e classe e o atendimento ao parto nos currículos e planos políticos pedagógicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoUma série de estudos tem apontado para o fato que mulheres negras e pobres têm uma maior chance de sofrer violência obstétrica no momento do parto. O objetivo dessa pesquisa é investigar como os planos políticos e pedagógicos dos cursos de medicina e enfermagem de IES da região Nordeste têm se preocupado em formar profissionais para que sejam capazes de enfrentar as desigualdades de raça, classe e gênero no Brasil. Para tanto, nos dedicamos à coleta, sistematização e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Medicina e Enfermagem da região Nordeste. A busca dos Projetos foi feita a partir da plataforma e-MEC e a sistematização e análise dos documentos foi feita no editor de planilhas Microsoft Excel. Foram analisados um total de vinte e quatro documentos atualizados a partir de 2011. Em nossa análise tiveram destaque nos documentos as categorias de Humanização, Raça e Etnia, Evidências Científicas e Políticas Públicas. Já as categorias de Gênero, Violência Obstétrica e Classe foram as menos contempladas. Quando pensamos nessas categorias em relação à atenção ao parto e nascimento, apenas Evidências Científicas, Humanização e Políticas Públicas se articulam, em dois, quatro e quatro documentos, respectivamente. O escasso debate (e, em alguns casos, sua ausência) sobre direitos sexuais e reprodutivos, violência obstétrica, entre outros temas, na grade curricular de profissionais de saúde contribui para a perpetuação de modelos de assistência abusivos que caminham na contramão do que apontam os conhecimentos científicos produzidos ao longo dos últimos anos e os esforços para a melhoria da atenção ao binômio.pt_BR
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