00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Celia Nonata da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1245637151421828pt_BR
dc.contributor.referee1Flores, Alberto Vivar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4549856147983094pt_BR
dc.contributor.referee2Ranciaro Neto, Adhemar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7967232324656426pt_BR
dc.creatorCunha, Matheus da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0859487333064974pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-19T22:15:12Z-
dc.date.available2023-01-19-
dc.date.available2023-01-19T22:15:12Z-
dc.date.issued2021-05-26-
dc.identifier.citationCUNHA, Matheus da Silva. O aglomerado de erros: a Grande Depressão Americana, a historiografia mainstream e a escola austríaca de economia. 2023. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10224-
dc.description.abstractThis monograph deals with the 1929 playmaker in the United States, commonly known as the Great Depression. It aims to criticize the two most common explanations for the crisis in mainstream historiography, namely, that of Hobsbawm and Jeffry Frieden; to present the interpretation of the Austrian School of Economics about the historical fact, so that such school of thought is introduced in the academic debate in the area of History, and can also serve as a beginning of an academic debate between different theses and a starting point for a discussion about the creation of good public policies. In this work's methodology, we used the analysis of primary sources, such as official statistics from the US Central Bank, as well as secondary sources. The results obtained were satisfactory, since the Austrian thought was clearly presented, the historiographic criticisms to the explanation of the mainstream were consistent, and a fruitful debate can be built from the present work. As a conclusion, we clearly demonstrate the Austrian thesis, we present evidence that reinforces it even more, and with regard to the historiographical debate, we place a strong doubt on the explanation brought by the two criticized authors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrise econômica - 1929pt_BR
dc.subjectEscola austríaca de economistaspt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectHistória econômicapt_BR
dc.subjectCiclos econômicospt_BR
dc.subjectGreat Depressionpt_BR
dc.subjectAustrian Schoolpt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.subjectEconomic Historypt_BR
dc.subjectBusiness Cyclept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO aglomerado de erros: a Grande Depressão Americana, a historiografia mainstream e a escola austríaca de economiapt_BR
dc.title.alternativeThe cluster of error: the American Great Depression, the mainstream Historiography and the austrian school of economicspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta monografia lida com o craque de 1929 nos Estados Unidos, comumente conhecida como Grande Depressão. Ela objetiva tecer uma crítica às duas explicações mais comuns para a crise na historiografia mainstream, a saber, a de Hobsbawm e de Jeffry Frieden; apresentar a interpretação da Escola Austríaca de Economia acerca do fato histórico, a fim de que tal escola de pensamento seja introduzida no debate acadêmico na área da História, podendo servir também como um início de um debate acadêmico entre teses distintas e ponto de partida para uma discussão a respeito da criação de boas políticas públicas. Na metodologia deste trabalho, utilizamos a análise de fontes primárias, como estatísticas oficiais do Banco Central estadunidense, bem como fontes secundárias. Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que o pensamento Austríaco foi cristalinamente apresentado, as críticas historiográficas à explicação do mainstream foram consistentes, além de que um frutífero debate pode ser construído a partir do presente trabalho. Como conclusão, demonstramos de modo claro a tese austríaca, apresentamos provas que reforçam-na ainda mais e no que diz respeito ao debate historiográfico colocamos uma forte dúvida na explicação trazida pelos dois autores criticados.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.