00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, José Renan Gomes dos-
dc.contributor.referee2Conceição, Alexandre Rodrigues da-
dc.contributor.referee3Almeida, Guilherme Martins Alves de-
dc.creatorSantos, Evandro Herculano de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-01-17T19:31:38Z-
dc.date.available2023-01-17-
dc.date.available2023-01-17T19:31:38Z-
dc.date.issued2021-07-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Evandro Herculano de Oliveira. Eletricidade e a construção de pilhas. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Curso de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10204-
dc.description.abstractThe discovery of electricity may be controversial, but the most widely accepted is that in Ancient Greece, when the philosopher Thales of Miletus, after discovering a petrified fossil plant resin called amber (elektron in Greek), rubbed it with skin and wool from animals and could then observe their power to attract light objects. Since then, electrical knowledge has gained great conceptual, physical, philosophical and historical wealth. Exploring such issues in the classroom, whether through experiments or historical approaches, brings us beyond conceptual issues, discussions that enrich the understanding of not only the development of physics, but the very way we live today. Following this line of reasoning, the present work aims to propose an investigative didactic sequence, bringing the history of electricity and experimental activities to deepen concepts such as what is electricity and chemical batteries, pointing out experiments such as that of Benjamin Franklin and his kite. A literature review on the teaching of electricity is carried out through the National Symposia on Physics, in the versions of the meeting between the years 2007 to 2020, the last thirteen years, such an event promoted every two years by the Brazilian Society of Physics (SBF), and its audience are Physics teachers of different levels.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.subjectEletricidade - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura de revisão como assuntopt_BR
dc.subjectElectricity and the construction of batteriespt_BR
dc.subjectMeaningful learning and experimentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleEletricidade e a construção de pilhaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA descoberta da eletricidade pode ser controvérsia, mas a mais aceita é a de que na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves. Os conhecimentos elétricos, desde então, ganharam grande riqueza conceitual, física, filosófica e histórica. Explorar tais questões em sala de aula, seja por meios de experimentos ou abordagens históricas, nos traz além das questões conceituais, discussões que enriquecem a compreensão de não só o desenvolvimento da física, mas da própria forma que vivemos em nossos dias. Seguindo essa linha de raciocínio, o trabalho presente tem como objetivo propor uma sequência didática investigativa, trazendo a história da eletricidade e atividades experimentais para aprofundar conceitos como o que é eletricidade e de pilhas químicas, apontando experimentos como o de Benjamin Franklin e sua pipa. Uma revisão da literatura sobre o ensino de eletricidade é realizada através dos Simpósios Nacionais de Física, nas versões do encontro entre os anos de 2007 a 2020, últimos treze anos, tal evento promovido de dois em dois anos pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), e seu público são os professores de Física de diferentes níveis.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eletricidade e a construção de pilhas.pdf487.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.