Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10204
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fireman, Elton Casado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8569068916474005 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, José Renan Gomes dos | - |
dc.contributor.referee2 | Conceição, Alexandre Rodrigues da | - |
dc.contributor.referee3 | Almeida, Guilherme Martins Alves de | - |
dc.creator | Santos, Evandro Herculano de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T19:31:38Z | - |
dc.date.available | 2023-01-17 | - |
dc.date.available | 2023-01-17T19:31:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Evandro Herculano de Oliveira. Eletricidade e a construção de pilhas. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Curso de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10204 | - |
dc.description.abstract | The discovery of electricity may be controversial, but the most widely accepted is that in Ancient Greece, when the philosopher Thales of Miletus, after discovering a petrified fossil plant resin called amber (elektron in Greek), rubbed it with skin and wool from animals and could then observe their power to attract light objects. Since then, electrical knowledge has gained great conceptual, physical, philosophical and historical wealth. Exploring such issues in the classroom, whether through experiments or historical approaches, brings us beyond conceptual issues, discussions that enrich the understanding of not only the development of physics, but the very way we live today. Following this line of reasoning, the present work aims to propose an investigative didactic sequence, bringing the history of electricity and experimental activities to deepen concepts such as what is electricity and chemical batteries, pointing out experiments such as that of Benjamin Franklin and his kite. A literature review on the teaching of electricity is carried out through the National Symposia on Physics, in the versions of the meeting between the years 2007 to 2020, the last thirteen years, such an event promoted every two years by the Brazilian Society of Physics (SBF), and its audience are Physics teachers of different levels. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Eletricidade | pt_BR |
dc.subject | Eletricidade - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Literatura de revisão como assunto | pt_BR |
dc.subject | Electricity and the construction of batteries | pt_BR |
dc.subject | Meaningful learning and experiments | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.title | Eletricidade e a construção de pilhas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A descoberta da eletricidade pode ser controvérsia, mas a mais aceita é a de que na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves. Os conhecimentos elétricos, desde então, ganharam grande riqueza conceitual, física, filosófica e histórica. Explorar tais questões em sala de aula, seja por meios de experimentos ou abordagens históricas, nos traz além das questões conceituais, discussões que enriquecem a compreensão de não só o desenvolvimento da física, mas da própria forma que vivemos em nossos dias. Seguindo essa linha de raciocínio, o trabalho presente tem como objetivo propor uma sequência didática investigativa, trazendo a história da eletricidade e atividades experimentais para aprofundar conceitos como o que é eletricidade e de pilhas químicas, apontando experimentos como o de Benjamin Franklin e sua pipa. Uma revisão da literatura sobre o ensino de eletricidade é realizada através dos Simpósios Nacionais de Física, nas versões do encontro entre os anos de 2007 a 2020, últimos treze anos, tal evento promovido de dois em dois anos pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), e seu público são os professores de Física de diferentes níveis. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eletricidade e a construção de pilhas.pdf | 487.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.