00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Monteiro, Lúcia Cristina Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7348098729151581pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.referee2Guerra, Ediel-
dc.creatorSantos, Erinaldo Martins dos-
dc.date.accessioned2023-01-17T19:09:05Z-
dc.date.available2023-01-17-
dc.date.available2023-01-17T19:09:05Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Erinaldo Martins dos. Conhecendo a matemática para comunicar o pensamento matemático: uma perspectiva histórico-filosófica. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Curso de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10201-
dc.description.abstractThe present work aims to carry out an analysis based on the historical and philosophical context of the development of mathematical knowledge, from the perspective of interpretation of concepts. The research methodology is bibliographical in nature, seeking to analyze questions of the epistemology of mathematics about what mathematics is, which indicate that historical evolution is related to the usefulness of mathematics, but specifically the way to interpret mathematics in different historical and philosophical contexts. Constructive moments can be seen in the development of mathematics concepts related to needs and enhanced by available tools, whether they are specific to mathematics or as an artifact of cultures, in different periods of development. It is possible, therefore, to perceive this movement of mathematics that is constructed and reconstructed, in different interpretations, which can be re-signified according to the objective conditions in societies, and this is an aspect that determines conditions for the emergence of ideas and constructions, in a symbolic evolutionary process. In this sense, the analyzes suggest that, in order to do and communicate mathematics, it is necessary to interpret it in the face of objective conditions in different contexts and thus continue to do and communicate mathematical knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Pensamentopt_BR
dc.subjectMatemática - Interpretaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Filosofiapt_BR
dc.subjectMatemática - Históriapt_BR
dc.subjectMathematical Thinkingpt_BR
dc.subjectInterpretationpt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectPhilosophy of Mathematicspt_BR
dc.subjectHistory of Mathematicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleConhecendo a matemática para comunicar o pensamento matemático: uma perspectiva histórico-filosóficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise com base no contexto histórico e filosófico no desenvolvimento do conhecimento matemático, na perspectiva da interpretação de conceitos. O metodologia da pesquisa é de cunho bibliográfico, buscando analisar questões da epistemologia da matemática sobre o que é matemática, que indicam que a evolução histórica está relacionada a utilidade da matemática, mas, especificamente, a maneira de interpretar a matemática em diferentes contextos histórico-filosófico. Pode-se verificar momentos construtivos no desenvolvimento dos conceitos da matemática relacionados às necessidade e potencializados por ferramentas disponíveis, sejam elas, próprias da própria matemática ou como artefato de culturas, nos diferentes períodos de desenvolvimento. Pode-se, pois, perceber esse movimento da matemática que se constrói e reconstrói, em diferentes interpretações, podendo ser ressignificada de acordo com as condições objetivas nas sociedades, e esse é um aspecto que determina condições para surgimento de ideias e construções, em um processo evolutivo simbólico. Nesse sentido, as análises sugerem que para fazer e comunicar matemática é necessário interpretá-la diante das condições objetivas nos diferentes contextos e assim, continuar a fazer e comunicar conhecimento matemático.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conhecendo a matemática para comunicar o pensamento matemático: uma perspectiva histórico-filosófica.pdf607.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.