Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10198
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bezerra, Antonio Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9534474333315783 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernandes, Clara Suassuna | - |
dc.contributor.referee2 | Baumgartem, Lídia | - |
dc.creator | Verçosa, Ermanny Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T15:27:17Z | - |
dc.date.available | 2023-01-17 | - |
dc.date.available | 2023-01-17T15:27:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-05 | - |
dc.identifier.citation | VERÇOSA, Ermanny Bezerra. Ressignificando a docência em história: uma análise dos relatórios de estágio supervisionado. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10198 | - |
dc.description.abstract | The Course Conclusion Paper (CCP) entitled: “Reframing Teaching in History: An Analysis of Supervised Internship Reports”, it seeks to present the author's experience in the spaces of the schools where the stages I, II, III and IV took place, compulsory subjects present in the curricular matrix of the Degree in History course of the Federal University of Alagoas. Notably, stage I sought to present the space of the Basic Education classroom to the then graduate of the fifth period of the degree course in history of this educational institution. Subsequently, stage II aimed to enable the possibility of planning, preparation and conducting of history classes, as well as other didactic actions in the other stages of the Supervised Internship. In this way, the Internships led me to understand some interfaces of teaching knowledge unveiling different ways of teaching, learning, building knowledge, unveiling complex differences within schools by noting various conflicts between what was presented in the Pedagogical Political Project. School Unit and what was actually implemented in the daily life of the classrooms. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programas de estágio | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa histórica | pt_BR |
dc.subject | Supervised Internship | pt_BR |
dc.subject | History teaching Historical research | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | Ressignificando a docência em história: uma análise dos relatórios de estágio supervisionado | pt_BR |
dc.title.alternative | Resigning history teaching: an analysis of supervised internship reports | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado: “Ressignificando a Docência em História: uma análise dos Relatórios de Estágio Supervisionado”, busca apresentar a experiência do autor nos espaços das escolas nas quais se deram os estágios I, II, III e IV, disciplinas obrigatória presentes na matriz curricular do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Alagoas. Notadamente, o estágio I buscou apresentar o espaço da sala de aula da Educação Básica ao então graduando do quinto período do curso de licenciatura em história desta instituição de ensino. Na sequência, o estágio II versou viabilizar possibilidade de planejamento, preparo e regência de aulas de história, assim como outras ações didáticas nas demais etapas do Estágio Supervisionado. Desta forma, os Estágios levaram-me a compreender algumas interfaces dos saberes docentes desvelando diferentes maneiras de ensinar, de aprender, de se construir conhecimentos, desvelando complexas diferenças no âmbito das escolas ao fazer notar variados conflitos entre o que se apresentava no Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar e o que de fato, se implementava no dia a dia das salas de aulas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ressignificando a docência em história - uma análise dos relatórios de estágio supervisionado.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.