00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10191
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Medicalização de crianças com TDAH e a relação com o universo escolar: metassíntese
Título(s) alternativo(s): Medicalization of children with ADHD and the relationship with school universe: metassynthesis
Autor(es): Porto, Mayara de Souza Mello
Primeiro Orientador: Miura, Paula Orchiucci
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Adélia Augusta Souto de
Resumo: Crianças com dificuldades na escolarização têm sido diagnosticadas com transtornos psiquiátricos cada vez mais cedo. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos diagnósticos mais comuns nos primeiros anos escolares e integra a discussão do fenômeno da medicalização, compreendido como uma crítica ao uso excessivo de medicamentos e intervenções médicas em âmbitos distintos, um desses é o ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa foi investigar e analisar a produção acadêmica nacional sobre a medicalização de crianças com TDAH e sua relação com o universo escolar. E como objetivos específicos: apresentar a discussão da medicalização em crianças com TDAH; discutir a compreensão dos educadores sobre o fenômeno da medicalização em crianças com TDAH; discorrer sobre as relações das crianças com TDAH com os pares, professores e o ambiente escolar. Trata-se de uma revisão sistemática do tipo metassíntese, com vistas a conhecer, descrever e analisar o material coletado que desenvolve-se em cinco fases: exploração, refinamento, cruzamento, descrição e análise. Utilizando os descritores educação AND medicalização; TDAH AND medicalização; TDAH AND educação nas plataformas de busca CAPES e SCIELO. Os resultados apontam que dos treze artigos que compuseram o corpus desta pesquisa, houve a predominância de pesquisas primárias com os professores, e que apesar da discussão ser considerada multidisciplinar, predominaram estudos ligados à Psicologia. A região Sul do país concentrou 53% do total da produção da amostra e o ano de 2015 também sobressaiu com 4 artigos. Verificou-se uma preocupação das escolas em garantir uma certa homogeneidade dos modos de ser e de aprender dos estudantes, como também, o desafio dos educadores em construir estratégias e práticas de ensino capazes de promover a aprendizagem e o desenvolvimento da atenção para atingir as crianças diagnosticadas com TDAH. Conclui-se que a discussão da medicalização da infância busca uma nova direção para a investigação do TDAH marcada predominantemente pela compreensão das neurociências, esse estudo permitiu uma reflexão mais ampla dos efeitos que o diagnóstico do TDAH tem na constituição psíquica das crianças.
Abstract: Não tem
Palavras-chave: Medicalização
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Educação
Criança
Metassíntese
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia
Citação: PORTO, Mayara de Souza Mello. Medicalização de crianças com TDAH e a relação com o universo escolar: metassíntese. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Curso de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10191
Data do documento: 15-abr-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Medicalização de crianças com TDAH e a relação com o universo.pdf358.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.