Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10191
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Medicalização de crianças com TDAH e a relação com o universo escolar: metassíntese |
Título(s) alternativo(s): | Medicalization of children with ADHD and the relationship with school universe: metassynthesis |
Autor(es): | Porto, Mayara de Souza Mello |
Primeiro Orientador: | Miura, Paula Orchiucci |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Adélia Augusta Souto de |
Resumo: | Crianças com dificuldades na escolarização têm sido diagnosticadas com transtornos psiquiátricos cada vez mais cedo. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos diagnósticos mais comuns nos primeiros anos escolares e integra a discussão do fenômeno da medicalização, compreendido como uma crítica ao uso excessivo de medicamentos e intervenções médicas em âmbitos distintos, um desses é o ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa foi investigar e analisar a produção acadêmica nacional sobre a medicalização de crianças com TDAH e sua relação com o universo escolar. E como objetivos específicos: apresentar a discussão da medicalização em crianças com TDAH; discutir a compreensão dos educadores sobre o fenômeno da medicalização em crianças com TDAH; discorrer sobre as relações das crianças com TDAH com os pares, professores e o ambiente escolar. Trata-se de uma revisão sistemática do tipo metassíntese, com vistas a conhecer, descrever e analisar o material coletado que desenvolve-se em cinco fases: exploração, refinamento, cruzamento, descrição e análise. Utilizando os descritores educação AND medicalização; TDAH AND medicalização; TDAH AND educação nas plataformas de busca CAPES e SCIELO. Os resultados apontam que dos treze artigos que compuseram o corpus desta pesquisa, houve a predominância de pesquisas primárias com os professores, e que apesar da discussão ser considerada multidisciplinar, predominaram estudos ligados à Psicologia. A região Sul do país concentrou 53% do total da produção da amostra e o ano de 2015 também sobressaiu com 4 artigos. Verificou-se uma preocupação das escolas em garantir uma certa homogeneidade dos modos de ser e de aprender dos estudantes, como também, o desafio dos educadores em construir estratégias e práticas de ensino capazes de promover a aprendizagem e o desenvolvimento da atenção para atingir as crianças diagnosticadas com TDAH. Conclui-se que a discussão da medicalização da infância busca uma nova direção para a investigação do TDAH marcada predominantemente pela compreensão das neurociências, esse estudo permitiu uma reflexão mais ampla dos efeitos que o diagnóstico do TDAH tem na constituição psíquica das crianças. |
Abstract: | Não tem |
Palavras-chave: | Medicalização Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade Educação Criança Metassíntese |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Psicologia |
Citação: | PORTO, Mayara de Souza Mello. Medicalização de crianças com TDAH e a relação com o universo escolar: metassíntese. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Curso de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10191 |
Data do documento: | 15-abr-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Medicalização de crianças com TDAH e a relação com o universo.pdf | 358.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.