Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10183
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Eliana Kefalás | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7409165890861097 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lopes, Adna de Almeida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4061859895008214 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sales, Kall Lyws Barroso | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6834884715432315 | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Jessyca Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T12:58:57Z | - |
dc.date.available | 2023-01-16 | - |
dc.date.available | 2023-01-16T12:58:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Jessyca Gomes. Texto literário na sala de aula: uma experiência com microcontos no 7o ano do ensino fundamental. 2023. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10183 | - |
dc.description.abstract | Over the years, teachers are looking for new teaching strategies to bring students closer to literary genres, encouraging reading and writing, demystifying paradigms in the final years of elementary education. The elaboration of this work was based on the experience lived during the period of participation in the Pedagogical Residency program, developed in the 7th grade classes of a public school in Maceió, which took place in mid-2018 and 2019, a unique participation for the student’s education degree. An activity developed throughout the school year, which is the focus of this work, will be analyzed in particular: the microstory textual genre workshop. To support this research, Cosson (2009), Spalding (2008), Soares (2011) and the National Common Curricular Base were used as theoretical references. The results occurred from the moment that the student became the protagonist and used his autonomy to express himself through reading, orality and writing, developing skills that approached and familiarized him with the textual genres. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Português) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura - formação do leitor | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Microconto | pt_BR |
dc.subject | Reading - reader training | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Micro story | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Texto literário na sala de aula: uma experiência com microcontos no 7º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Literary text in the classroom: an experience with short stories in the 7th year of elementary school | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao longo dos anos, os professores estão buscando novas estratégias de ensino para aproximar os alunos dos gêneros literários, incentivando a leitura e a escrita, desmistificando paradigmas nos anos finais do ensino fundamental da educação. A elaboração desse trabalho se deu a partir da experiência vivenciada durante o período de participação no programa Residência Pedagógica, desenvolvida nas turmas de 7º ano de uma escola pública de Maceió, que aconteceu em meados de 2018 e 2019, participação ímpar para a formação do aluno de licenciatura. Será analisada, especialmente, uma atividade desenvolvida ao longo do ano letivo, em foco nesse trabalho: a oficina do gênero textual microconto. Para fundamentar esta pesquisa, foram utilizados como referencial teórico Cosson (2009), Spalding (2008), Soares (2011) e a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados se deram a partir do momento que o aluno se tornou protagonista e usou da autonomia para se expressar através da leitura, oralidade e escrita desenvolvendo habilidades que os aproximaram e familiarizaram com os gêneros textuais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Texto literário na sala de aula uma experiência com microcontos no 7o ano do ensino fundamental.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.