00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eliana Kefalás-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409165890861097pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee2Sales, Kall Lyws Barroso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6834884715432315pt_BR
dc.creatorFerreira, Jessyca Gomes-
dc.date.accessioned2023-01-16T12:58:57Z-
dc.date.available2023-01-16-
dc.date.available2023-01-16T12:58:57Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationFERREIRA, Jessyca Gomes. Texto literário na sala de aula: uma experiência com microcontos no 7o ano do ensino fundamental. 2023. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10183-
dc.description.abstractOver the years, teachers are looking for new teaching strategies to bring students closer to literary genres, encouraging reading and writing, demystifying paradigms in the final years of elementary education. The elaboration of this work was based on the experience lived during the period of participation in the Pedagogical Residency program, developed in the 7th grade classes of a public school in Maceió, which took place in mid-2018 and 2019, a unique participation for the student’s education degree. An activity developed throughout the school year, which is the focus of this work, will be analyzed in particular: the microstory textual genre workshop. To support this research, Cosson (2009), Spalding (2008), Soares (2011) and the National Common Curricular Base were used as theoretical references. The results occurred from the moment that the student became the protagonist and used his autonomy to express himself through reading, orality and writing, developing skills that approached and familiarized him with the textual genres.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura - formação do leitorpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectMicrocontopt_BR
dc.subjectReading - reader trainingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectMicro storypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleTexto literário na sala de aula: uma experiência com microcontos no 7º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeLiterary text in the classroom: an experience with short stories in the 7th year of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAo longo dos anos, os professores estão buscando novas estratégias de ensino para aproximar os alunos dos gêneros literários, incentivando a leitura e a escrita, desmistificando paradigmas nos anos finais do ensino fundamental da educação. A elaboração desse trabalho se deu a partir da experiência vivenciada durante o período de participação no programa Residência Pedagógica, desenvolvida nas turmas de 7º ano de uma escola pública de Maceió, que aconteceu em meados de 2018 e 2019, participação ímpar para a formação do aluno de licenciatura. Será analisada, especialmente, uma atividade desenvolvida ao longo do ano letivo, em foco nesse trabalho: a oficina do gênero textual microconto. Para fundamentar esta pesquisa, foram utilizados como referencial teórico Cosson (2009), Spalding (2008), Soares (2011) e a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados se deram a partir do momento que o aluno se tornou protagonista e usou da autonomia para se expressar através da leitura, oralidade e escrita desenvolvendo habilidades que os aproximaram e familiarizaram com os gêneros textuais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Texto literário na sala de aula uma experiência com microcontos no 7o ano do ensino fundamental.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.