00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10169
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Magnolia Rejane Andrade dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3403467342603520pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Waldson de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4547998239201920pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Edna Carvalho da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9194692375025828pt_BR
dc.creatorSilva, Naftali de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1580390523703341pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-10T17:58:30Z-
dc.date.available2023-01-10-
dc.date.available2023-01-10T17:58:30Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.citationSILVA, Naftali de Oliveira. Podcast café da manhã: o resultado da parceria entre a Folha de S. Paulo e o Spotify. 2023. 85 f. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Jornalismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10169-
dc.description.abstractThis monograph thesis for the Federal University of Alagoas (UFAL) explores the podcast media niche, which uses the audio format, and video in some cases, and, thus, is conquering increasingly notoriety in the web as a cyberculture product. According to a new research, published by the Brazilian Institute of Public Opinion and Statistics (Ibope), on May 2019, 40% of 120 million Brazilian internet users have already listened to a podcast. In this paper, an examination is proposed for this media format, with its analysis based on the journalism category. In this specific case, the study is about the daily informative “Café da Manhã”, which is a co-production of Grupo Folha de S.Paulo and streaming platform Spotify. Premiered on January 1st, 2019, the daily show introduced a sponsorship approach of Spotify in Latin America. The partnership – that has been working well – has already positioned “Café da Manhã” as one of the most listened podcasts in Brazil. This paper investigates and reports how consumption of information was transformed by the public that once was consuming the information through the traditional mass media forms, and now is generating demand for the podcast consumption in the world wide web, in order to stimulate the production and distribution of content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Jornalismopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectTecnologia streaming (Telecomunicação)pt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectJournalismpt_BR
dc.subjectStreamingpt_BR
dc.subjectInformationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.titlePodcast café da manhã: o resultado da parceria entre a Folha de S. Paulo e o Spotifypt_BR
dc.title.alternativeCafé da manhã podcast: the result the of partnership between Folha de São Paulo newspaper and Spotifypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso (TCC) de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), inserido no gênero monografia, explora a mídia de nicho podcast, que se utiliza do formato áudio, em alguns casos formato vídeo, e, com isso, tem ganhado cada vez mais notoriedade na Web como produto advindo da cibercultura. Segundo pesquisa inédita, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), em maio do ano de 2019, dos aproximadamente 120 milhões de internautas brasileiros, 40% já ouviram podcast. No mencionado estudo, foi lançado olhar para este formato de mídia tendo como base a categoria jornalismo. No caso em tela, o escrutínio se deu sobre o informativo diário “Café da Manhã”, uma coprodução do Grupo Folha de S.Paulo e do serviço de streaming Spotify. Tendo estreado no dia 1º de janeiro de 2019, o noticioso já figura como o conteúdo que inaugurou o modo de patrocínio do Spotify na América Latina. A parceria - que tem dado certo - já posicionou o Café da Manhã como um dos podcasts mais ouvidos do Brasil na plataforma de consumo de áudio. Esta comunicação investiga e relata como se deu parte da transformação no consumo de informações pelo público que outrora consumia a notícia de forma canalizada pelos meios de comunicação de massa tradicionais, e agora gera demanda pelo consumo de podcast na rede mundial de computadores, de modo a dinamizar a produção e distribuição dos conteúdos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Podcast café da manhã: o resultado da parceria entre a Folha de S. Paulo e o Spotify.pdf1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.