00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10156
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Práticas educativas em saúde no ambiente escolar: a importância da sensibilização para o controle da hepatite C
Título(s) alternativo(s): Health educational practices in the school environment: the importance of awareness in hepatitis control C
Autor(es): Silva, Olívia Bianca Ambrósio
Primeiro Orientador: Santos, Ana Cristina Brito dos
metadata.dc.contributor.referee1: Porto, Wagnner José Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Müller Ribeiro
Resumo: O Brasil vivencia um momento em que muitos adolescentes estão convivendo com doenças, principalmente as virais e as sexualmente transmissíveis, gerando uma preocupação não apenas para os profissionais de saúde, mas também nos profissionais da área da educação, por envolver centenas de jovens que são contaminados e adoecem, por não disporem das informações necessárias sobre o contágio e prevenção. Assim, a escola passou a ser considerada um espaço favorável para o estabelecimento de práticas de saúde que podem auxiliar nesse sentido, juntamente com a ajuda de professores (e se necessário, os profissionais de saúde) que se apresentam como figuras importantes neste processo, atuando de forma dinâmica, ao conhecer a realidade de seus alunos e levar os conhecimentos necessários sobre o surgimento de doenças, especialmente, as que são contagiosas e graves, provocadas por descuidos ou despreparo, comuns entre adolescentes, como a hepatite C. A hepatite C é considerada um problema de saúde pública. Baseando-se nisso, tem-se como objetivo do trabalho, desenvolver atividades educativas em sala de aula, um trabalho de sensibilização e prevenção da hepatite C, juntamente com alunos do 9º ano de uma escola pública; e, especificamente, abordar sobre a Hepatite C e suas implicações no indivíduo; discorrer sobre o papel da escola quanto a adoção de práticas educativas voltadas a prevenção de doenças e cuidados com a saúde; Distribuição de panfleto educativo a respeito da hepatite C; Compreender a percepção dos alunos a respeito da hepatite C; Sensibilizar os alunos através de palestra; e Ter a percepção do efeito que as palestras educativas tiveram sobre os alunos. Na Metodologia, realizou-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos, dissertações e teses e, posteriormente, uma pesquisa de campo com os alunos do 9º ano de uma escola pública, localizada em Maceió/AL, onde foram utilizadas ferramentas como panfleto, vídeos, palestra e roda de conversa para a sensibilização a respeito do tema. Com a pesquisa observou-se a necessidade de praticas em saúde na escola, pela falta de conhecimento dos alunos a respeito de algumas doenças, inclusive da que foi objeto da pesquisa.
Abstract: Brazil is experiencing a time when many adolescents are living with diseases, mainly viral and sexually transmitted, generating a concern not only for healt professionals, but also for those in the area of education, as it involves hundreds of young people who are infected and they get sick because they do not have information about contagion and the prevention of some of them. Thus, the school started to be considered a favorable space for the help of teachers (and, if necessary, health professionals) who present themselves as important figures in this process, acting dynamically, by knowing the reality of their students and taking appropriate information to them regarding the appearance of diseases caused by carelessness or unpreparedness, typical of many adolescents, who in turn are contamined by serious diseases, such as Hepatitis C. Hepatitis C is considered a public health problem. Based on this, the objective of the work is to develop educational activities in the classroom, work to raise awareness and prevent hepatitis C, together with 9th grade students from a public school, together with 9th grade students from a public school; and, specifically, addressing Hepatitis C and its implications for the individual; discuss the role of the school regarding the adoption of educational practices aimed at disease prevention and health care; Distribution of an educational pamphlet about hepatitis C; Understand students' perception of hepatitis C; Sensitize students through a lecture; and Have a perception of the effect that educational lectures had on students. In Methodology, a bibliographical research was initially carried out on books, scientific articles, dissertations and theses and, subsequently, a field research with 9th grade students from a public school, located in Maceió / AL, tools such as pamphlet, videos, lecture and conversation wheel were used to raise awareness about the topic. With the research, the need for health practices at school was observed, due to the students' lack of knowledge about some diseases, including the one that was the object of the research.
Palavras-chave: Educação em saúde
Prevenção de doenças
Hepatite c
Educational pratics
Prevention
Hepatitis C
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas
Citação: SILVA, Olivia Bianca Ambrósio. Práticas educativas em saúde no ambiente escolar: a importância da sensibilização para o controle da hepatite C. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10156
Data do documento: 28-abr-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.