00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10149
Tipo: Dissertação
Título: Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras: contributos para uma pedagogia antirracista, antissexista e antiepistemicida
Autor(es): Farias, Rutineia Macário de
Primeiro Orientador: Silva, Ivanderson Pereira da
metadata.dc.contributor.referee1: Souza Junior, Cláudio Galvão de
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos Filho, Jenner Barretto
Resumo: Esse estudo se concentrou no desenvolvimento de um produto técnico-tecnológico no formato de uma sequência didática e teve como questão motriz a seguinte indagação: que propostas de ensino de Ciências e de ensino de Matemática podem ser desenvolvidas a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras? Do ponto de vista geral, objetivamos, com esta pesquisa, investigar invenções científico-tecnológicas desenvolvidas por mulheres negras com foco em seu potencial pedagógico para o ensino de Ciências e de ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. De modo específico, delineamos os seguintes objetivos: a) explorar as possibilidades e os limites do desenvolvimento e da aplicação de propostas de ensino de ciências antirracistas; b) mapear invenções científico-tecnológicas produzidas por mulheres negras; c) desenvolver propostas de ensino de Ciências e de ensino de Matemática para turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental centradas em invenções científico-tecnológicas produzidas por mulheres negras. Para a atualização desses objetivos, realizamos um estudo teórico-bibliográfico acerca de como o Estado, dentro da sociedade capitalista, se organiza para promover o epistemicídio de saberes decoloniais no currículo escolar. Além disso, exploramos evidências do legado científico-tecnológico de povos colonizados e que foram vítimas da pilhagem epistêmica e do epistemicídio, bem como, com vistas ao apontamento de alternativas pedagógicas antirracistas, antissexistas e antiepistemicidas, desenvolvemos uma sequência didática que, em função das condições objetivas impostas pela pandemia da covid-19, não foi possível aplicar in loco, mas que nos favoreceu pensar uma outra sociedade em diálogo com o feminismo negro, sobremaneira a partir do prisma da intersecionalidade de gênero, raça e classe. Assim, apresentamos a sequência didática produzida enquanto produto técnico-tecnologico cuja potência didático-epistemológica visa a construção de um pensamento pedagógico antirracista, antissexista e antiepistemicida. Tratam-se de ideias que, uma vez ajustadas à realidade de cada contexto escolar e/ou universitário, podem contribuir para a formação de uma sociedade mais igualitária
Abstract: This study focused on the development of a technical-technological product in the format of a didactic sequence and had as its driving question the following question: what proposals for teaching science and teaching mathematics can be developed from the scientific-technological inventions of black women? From a general point of view, with this research we aimed to investigate scientific-technological inventions developed by black women focusing on their pedagogical potential for teaching science and for teaching mathematics in the early years of elementary school. Specifically, we outline the following objectives: a) explore the possibilities and limits of the development and application of anti-racist science teaching proposals; b) mapping scientific-technological inventions produced by black women; c) develop proposals for teaching science and teaching mathematics for classes in the early years of elementary school, centered on scientific-technological inventions produced by black women. To update these objectives, we carried out a theoretical-bibliographic study about how the State, within the capitalist society, organizes itself to promote the epistemicide of decolonial knowledge in the school curriculum. In addition, we explore evidence of the scientific-technological legacy of colonized peoples who were victims of epistemic pillage and epistemicide, as well as, with a view to pointing out anti-racist, anti-sexist and anti-epistemic didactic-pedagogical alternatives, we developed a didactic sequence that, due to the objective conditions imposed by the covid-19 Pandemic, it was not possible to apply in loco, but that favors us to think of another society in dialogue with black feminism, especially from the prism of the intersectionality of gender, race and class. Thus, we present the didactic sequence produced as a technical-technological product whose didactic-epistemological power aims at the construction of an anti-racist, anti-sexist and anti-epistemicide pedagogical thought. These are ideas that, once adjusted to the reality of each school and/or university context, can contribute to the formation of a more egalitarian society.
Palavras-chave: Mulheres negras;
Antiepistemicida
Antissexista
Invenções Científico-tecnológicas
Ensino de Ciências
Ensino de Matemática
Ensino antirracista
Black women;
Scientific-technological Inventions
Science Teaching
Teaching Mathematics, Antiracist, Antisexist
Antiepistemicide Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: FARIAS, Rutineia Macário de. Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras: contributos para uma pedagogia antirracista, antissexista e antiepistemicida. 2022.108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. [Acompanha 1 Produto Educacional].
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10149
Data do documento: 5-abr-2022
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