00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Mac-Dawison Buarque Lins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1114735502390319pt_BR
dc.contributor.referee1Callou, Manuela Rau de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942948953364610pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Fabiana de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5881173331233842pt_BR
dc.creatorÁvila, Priscylla Fragoso-
dc.date.accessioned2023-01-06T18:37:28Z-
dc.date.available2023-01-05-
dc.date.available2023-01-06T18:37:28Z-
dc.date.issued2021-09-01-
dc.identifier.citationÁVILA, Priscylla Fragoso. Turismo em Maceió: uma alternativa gastronômica como estratégia de relações públicas para o turismo em visita a capital. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Relações Públicas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10132-
dc.description.abstractThis work deals with Maceio’s history and it’s natural tourism vocation. Is a compilation of the Complexo Estatutário-Lagunar Mundaú/Manguaba (CELMM) and its benefits to local tourism and gastronomy, besides the fact of food has always been present in the municipality’s history, having a sort of food consumed by its population till now. It was made under bibliographic and documental research, with books and documents about the subject, besides tourist preferences evaluation through a Google Forms quiz and Facebook. The targeted audience was the tourist, to understand what makes Maceió so wanted in the travel plans, what it’s principal tourist activities are that bring wanderlust to be back. The tourists were the focus and inspiration for the product. After the application, analysis, and results, it was possible to see that one of more searched attractive is gastronomy, but Maceió doesn’t offer exclusive products that make easy for the tourists pick their food and ambiance to eat it. The study is concluded with a product, an alternative gastronomy menu to contributes to tourists knowledge about northeastern dishes and recipes, as well as makes they choices during they stay at restaurants.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Relações Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismo - Alagoaspt_BR
dc.subjectGastronomia - Alagoaspt_BR
dc.subjectEstratégia – Relações públicaspt_BR
dc.subjectTurismo – Relações públicaspt_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.subjectGastronomypt_BR
dc.subjectAttractivept_BR
dc.subjectProductpt_BR
dc.subjectRecipespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICASpt_BR
dc.titleTurismo em Maceió: uma alternativa gastronômica como estratégia de relações públicas para o turismo em visita a capitalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a história de Maceió e sua vocação natural para o turismo. Trata-se de um apanhado geral sobre o Complexo Estatuário-Lagunar Mundaú/Manguaba (CELMM) e seus benefícios para o turismo e a gastronomia locais, além de abordar o fato da comida ter estado sempre presente na história da capital alagoana, contendo variedades de alimentos que até hoje são consumidos por todos os alagoanos. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, por meio de leituras de obras e documentos sobre a temática, além da sondagem do gosto de turistas visitantes, por meio da aplicação de questionário via Google Forms junto à rede social Facebook. O público-alvo do projeto foram os turistas, no intuito de compreender o que faz de Maceió uma cidade tão procurada, quais as principais atividades turísticas de maior sucesso e desejo de voltar à cidade. Os turistas foram o foco principal e a inspiração para a criação do produto. Após aplicação, análise e obtenção do resultado do questionário, foi possível observar que um dos atrativos mais procurados, além das praias, é a gastronomia, sabendo-se que Maceió não oferece produtos exclusivos que facilitem o visitante escolher o ambiente e a comida local de sua preferência. Assim sendo, ao final do estudo, desenvolvemos um cardápio gastronômico como alternativa de produto deste trabalho para possibilitar ao turista que visita Maceió o conhecimento de suas iguarias culinárias, além do desfrute dos melhores pratos e receitas nordestinas, bem como de fazer suas escolhas ao dirigir-se ao restaurante de sua preferência.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.