Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10123
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Baumgarten, Lidia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7312808913197579 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Anderson da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2303097060072830 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marques, Danilo Luiz | - |
dc.creator | Freitas, Raíssa Esther Ataide de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2029655892137410 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-05T14:38:53Z | - |
dc.date.available | 2023-01-05 | - |
dc.date.available | 2023-01-05T14:38:53Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-18 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Raíssa Esther Ataíde de. Formação inicial e continuada: uma experiência do Programa Residência Pedagógica no curso de História da Universidade Federal de Alagoas (2018- 2021). 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10123 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to answer questions related to teacher training (initial and continuing): What is the Pedagogical Residency Program (PRP) and how it differs from the Supervised Internship, what are its contributions to the initial and continuing education of teachers, what are the distinctions and challenges faced in the 1st and 2nd Edition? Through the experience of participating in the Pedagogical Residency Program (PRP), a pedagogical initiation program financed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), an agency linked to the Ministry of Education (MEC), in its 1st Edition (2018-2020) and 2nd Edition (2020-2021), I seek to show this program as an important instrument for teacher training, using Historical Education as a method and working the concepts of Didactics and Historical Consciousness. Sharing the report of my first regency in the classroom, thus bringing issues related to Teacher and Student Autonomy in the construction of knowledge, as well as Historical Comprehension (Regional History). This research seeks to be relevant for the formation of new teachers and to inspire teachers who are already working in the classroom. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Programa de Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Estágios supervisionados | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial e continuada | pt_BR |
dc.subject | Educação histórica | pt_BR |
dc.subject | History Education | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Residency Program | pt_BR |
dc.subject | Teacher Education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | Formação inicial e continuada: uma experiência do Programa Residência Pedagógica no curso de História da Universidade Federal de Alagoas (2018- 2021) | pt_BR |
dc.title.alternative | Initial and Continuing Education: An Experience of the Pedagogical Residency Program in the History course of the Federal University of Alagoas (2018-2021) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo responder questões relacionadas à formação de professores (as) (inicial e continuada): O que é o Programa de Residência Pedagógica (PRP) e no que se difere em relação ao Estágio Supervisionado, quais suas contribuições para a formação inicial e continuada de professores (as), quais as distinções e desafios enfrentados na 1ª e 2ª Edição? Buscando através da experiência de participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), programa de iniciação pedagógica financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia atrelada ao Ministério da Educação (MEC), em sua 1ª Edição (2018-2020) e 2ª Edição (2020-2021), mostrar o programa como um importante instrumento de formação de professores (as), tendo como método a Educação Histórica e trabalhando os conceitos de Didática e Consciência Histórica. Compartilharei o relato da minha primeira regência em sala de aula, assim trazendo questões relacionadas a Autonomia de professores (as) e estudantes na construção da consciência histórica, como também a Compreensão Histórica (História Regional). Esta pesquisa procura ser relevante para a formação de novos professores (as) e aqueles que já estão em exercício em sala de aula. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação inicial e continuada: uma experiência do Programa Residência Pedagógica no curso de História da Universidade Federal de Alagoas (2018- 2021).pdf | 749.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.