00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Brincando de trens e caminhões na educação infantil: uma análise de apropriação de conceitos numa abordagem microgenética
Título(s) alternativo(s): Playing trains and trucks in education children: an analysis of concept appropriation in a microgenetic approach
Autor(es): Silva, Jaqueline Ferreira da
Primeiro Orientador: Bulhões, Alexandre Magno Câncio
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Aderne, Aline da Silva Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Soraya Dayanna Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
Resumo: Este trabalho buscou verificar nos processos educativos da Educação Infantil as apropriações dos conceitos oriundos do projeto de intervenção “Brincando com Trens e Caminhões” através de uma análise microgenética, realizado no primeiro período de uma turma da educação infantil de uma escola pública de Maceió, que contou com 14 (catorze) atores-sociais com idades entre 4 (quatro) e 5 (cinco) anos. Foram utilizados um gravador e um diário de campo, onde posteriormente foram realizadas as transcrições – obtidas por meio das observações do mediador de aprendizagem - das falas, bem como a descrição das atividades, interações, participações e motivação dos participantes. Os dados foram analisados com fundamento na abordagem microgenética de Vygotsky, que enxerga o sujeito em um nível micro, considerando as particularidades de cada indivíduo, englobando, neste estudo, os aspectos materiais, afetivo-sociais e cognitivos de cada indivíduo em suas interações com pessoas, objetos na sua turma da escola. Foi possível observar durante a aplicação do projeto a apropriação dos conceitos: “mãe”, “mecânico”, “trem”, “bater”, “quebrar”, “lavar a mão’, “verde”, “azul”, “vermelho”, “direita” e “esquerda”, assimilados, e expostos durante os processos educacionais, foi percebido que os atores sociais conseguiam representar de forma abstrata os conceitos apropriados e que em alguns momentos, os conceitos de objetos e fenômenos relacionados a este projeto partiram do espontâneo para o científico (“mãe”, “mecânico”, bater”, “quebrar “lavar a mão” e “trem”) e em outros do científico para o espontâneo (“verde”, “azul”, “vermelho”, “direita” e “esquerda”). Desta forma, percebe-se que a construção do conceito científico necessita que estes atores sociais tenham desenvolvido níveis mais altos de conceito espontâneo, que possibilita a percepção instantânea do real, bem como que a construção conceitual se dá na sequência: percepção, representação e conceito.
Abstract: This work sought to verify in the educational processes of Early Childhood Education the appropriations of the concepts arising from the intervention project “Playing with Trains and Trucks” through a microgenetic analysis, carried out in the first period of a class of early childhood education in a public school in Maceio, which had 14 (fourteen) social actors aged between 4 (four) and 5 (five) years. A recorder and a field diary were used, where later the transcriptions were made - obtained through the observations of the learning mediator - of the speeches, as well as the description of the activities, interactions, participations and motivation of the participants. The data were analyzed based on Vygotsky's microgenetic approach, which sees the subject at a micro level, considering the particularities of each individual, encompassing, in this study, the material, affective-social and cognitive aspects of each individual in their interactions with people, objects in your school class. It was possible to observe during the application of the project the appropriation of the concepts: "mother", "mechanic", "train", "knocking", "breaking", "washing hands'," green "," blue "," red " , “Right” and “left”, assimilated, and exposed during the educational processes, it was noticed that the social actors were able to represent the appropriate concepts in an abstract way and that in some moments, the concepts of objects and phenomena related to this project started from the spontaneous for the scientific ("mother", "mechanic", “knocking” ," breaking”, "washing the hand" and "train") and in others from the scientific to the spontaneous ("green", "blue", "red", " right and left"). Thus, that clear that the construction of the scientific concept requires that these social actors have developed higher levels of spontaneous concept, which enables the instant perception of the real, as well as that the conceptual construction takes place in the sequence: perception, representation and concept.
Palavras-chave: Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Educação infantil
Espontâneo - Conceitos (Processos cognitivos)
Científico - Conceitos
Early Childhood Education
Vygotsky
Spontaneous and Scientific Concept
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: SILVA, Jaqueline Ferreira da. Brincando de trens e caminhões na educação infantil: uma análise de apropriação de conceitos numa abordagem microgenética. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10080
Data do documento: 20-mai-2021
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