00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10078
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sistemas de informação e gestão do conhecimento: uma revisão bibliográfica dos ambientes virtuais de aprendizagem
Autor(es): Araújo, Jefferson Franklin
Napoleão, Tahinan Wilena Barbosa
Primeiro Orientador: Levino, Natallya de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Petrucio Antônio Medeiros
Resumo: Os crescentes avanços tecnológicos e o processo de globalização da economia, cultura, conhecimento e informação têm permitido que novos recursos e tecnologias se aperfeiçoem para incentivar a construção de novas formas e práticas de ensino. O objetivo deste trabalho é analisar a importância dos sistemas de informação e de gestão do conhecimento nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, nos principais periódicos nacionais nos anos de 1997 a 2019. Verificou-se que as mudanças nos processos de ensino, durante as últimas décadas, causadas pela revolução tecnológica e pela chamada Sociedade do Conhecimento têm incentivado a aplicação de tecnologias de informação e comunicação como instrumentos de aprimoramento do processo de ensino/aprendizagem, assim, novas possibilidades de ensino a distância podem ser consideradas, até mesmo como estratégias de suporte para a educação presencial. No entanto, o uso de recursos tecnológicos não garante a aprendizagem dos alunos, o que exige o incentivo, interação e interlocução entre aprendizes e docentes. Nesse contexto, entende-se que é necessário fornecer ferramentas aos aprendizes para que eles consigam articular seu conhecimento prévio com as informações adquiridas durante o processo e, ao mesmo tempo, se aproximar dos saberes e de outros indivíduos.
Abstract: The growing technological advances and the globalization process of economy, culture, knowledge, and information have allowed new resources and technologies to be improved to encourage the construction of new forms and practices of teaching. The objective of this paper is to analyze the importance of information and knowledge management systems in Virtual Learning Environments (VLE). For this, a systematic literature review was conducted in the main national journals in the years 1997 to 2019. It was verified that the changes in the teaching processes, during the last decades, caused by the technological revolution and the socalled Knowledge Society have encouraged the application of information and communication technologies as instruments for the improvement of the teaching/learning process, thus, new possibilities of distance education can be considered, even as support strategies for face-to-face education. However, the use of technological resources does not guarantee student learning, which requires encouragement, interaction, and interlocution between learners and teachers. In this context, it is understood that it is necessary to provide tools to learners so that they can articulate their prior knowledge with the information acquired during the process and, at the same time, get closer to the knowledge and other individuals.
Palavras-chave: Sistemas de informação
Gestão do conhecimento
Ambientes virtuais de aprendizagem
Knowledge Management
Information Systems
Virtual Learning Environments
VLE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Sistema de Informação
Citação: ARAÚJO, Jefferson Franklin; NAPOLEÃO, Tahinan Wilena Barbosa. Sistemas de informação e gestão do conhecimento: uma revisão bibliográfica dos ambientes virtuais de aprendizagem. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10078
Data do documento: 10-mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.