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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10052
Tipo: | Tese |
Título: | Práticas Educativas realizadas por profissionais de Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD) de Alagoas |
Título(s) alternativo(s): | Educational Practices performed by professionals from Alcohol and Drug Psychosocial Care Centers (CAPS AD) in Alagoas |
Autor(es): | Silva, Marcos Leandro da |
Primeiro Orientador: | Pimentel, Fernando Sílvio Cavalcante |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Martins, Mário Henrique da Mata |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nascimento, Vanda Lúcia Vitoriano do |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nunes, Andréa Karla Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Alves, Maria Dolores Fortes |
metadata.dc.contributor.referee4: | Marques, Leonardo Brandão |
Resumo: | Os Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD) são equipamentos de saúde mental que trabalham a partir da Política Pública de Redução de Danos (RD). Essa política pública visa atender usuários de álcool e outras drogas. Considerando essa situação, o profissional de saúde mental atua por meio de práticas educativas que buscam contribuir para o tratamento dos usuários de drogas com ações de redução de danos. Nesse ensejo, essa pesquisa teve como objetivo geral analisar os conceitos, formas e as interferências das práticas educativas nas ações de redução de danos na atuação dos profissionais do CAPS AD e no tratamento dos usuários de drogas. O problema da nossa tese foi: como os conceitos, as formas e as interferências das práticas educativas nas ações de redução de danos para os profissionais dos CAPS AD interferem na atuação dos profissionais e no tratamento dos usuários de drogas? Defendemos a tese de que o profissional da saúde que atua no CAPS AD adquire competências que o possibilitam trabalhar com a redução de danos na perspectiva das práticas educativas. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, desenvolvida com os profissionais de três CAPS AD de Alagoas que trabalham com ações de RD. Para alcançar o objetivo, o pesquisador realizou uma roda de conversa on-line pelo Google Meet, e participou de um grupo de WhatsApp. A quantidade de participantes deste estudo foi de onze profissionais, de nível médio e superior. A pesquisa teve aprovação no comitê de ética sob o Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) de nº 39254620.7.0000.5013. O referencial teórico-metodológico adotado foi o das Práticas Discursivas (SPINK, 2013) com foco no conceito Repertórios Linguísticos. Os resultados mostraram que o vínculo afetivo foi tido como a principal interferência das práticas educativas nas atuações dos profissionais da saúde mental. Concluímos que as práticas educativas para os profissionais do CAPS AD não são um conceito teórico, mas prático, que está imbricado em seu cotidiano de trabalho através da transmissão de informação e orientação, realização de atividades em grupo, apresentações de vídeos e slides. Essas práticas educativas interferem na atuação e tratamento dos usuários de drogas por meio da psicoeducação e da construção de vínculo afetivo entre os profissionais e os usuários. E esse processo de criação de vínculo favorece o ensino e a aprendizagem nas ações/práticas de RD que esses profissionais realizam com os usuários de drogas. |
Abstract: | The Alcohol and Drug Psychosocial Care Centers (CAPS AD) are mental health services of the Public Policy of Harm Reduction (DR). This public policy aims at assisting drug users who do or do not aim for abstinence from alcohol or other drugs. Considering this situation, the mental health professional acts through educational practices that seek to contribute to the treatment of drug users with harm reduction actions. Thus, this research general objective was to analyze the concepts, forms, and interferences of educational practices in harm reduction actions performed by CAPS AD professionals and in drug user’s treatment. The problem and the guiding question of our thesis was: how do concepts, forms, and interferences ofeducational practices in harm reduction actions performed by CAPS AD professionals changes their and drug user’s treatment? We defend the thesis that health professionals who work in CAPS AD acquire competencies that allow them to work with harm reduction from the perspective of educational practices. This was a qualitative, exploratory research, developed with professionals from three CAPS AD in Alagoas who work with RD actions. The researcher has taken part in on-line conversation circle through Google Meet, and also in their WhatsApp group. 11 professionals participated in this study, part of them completed high school and others had a university degree. The research was approved by the ethics committee under the Certificate of Ethical Appraisal Presentation (CAAE) number 39254620.7.0000.5013. The theoretical and methodological approach adopted here is that of Discursive Practices (SPINK, 2013) with the use of Linguistic Repertoires as analytical concept. Results show affective bond was considered as the main interference of the educational practices in the performances of mental health professionals. We conclude that educational practices for CAPS AD professionals is not a theoretical concept, but a practical one, and that it is embedded in their daily work when performing transmission of information and guidance, group activities, presentations of videos and slides. These educational practices interfere in the performance and treatment of drug users through psychoeducation and the construction of an affective bond between professionals and users. And this bonding process favored the teaching and learning in the RD actions/practices of these professionals with drug users. Los Centros de Atención Psicosocial de Alcohol y Drogas (CAPS AD) son equipos de salud mental de la Política Pública de Reducción de Daños (RD). Esta política pretende atender a los consumidores de drogas que tienen como objetivo, o no, la abstinencia de alcohol u otras drogas. Considerando esta situación, el profesional de la salud mental actúa a través de prácticas educativas que buscan contribuir al tratamiento de los usuarios de drogas a partir de acciones de reducción de daños. Así, esta investigación tuvo como objetivo general analizar los conceptos, las formas y la interferencia de las prácticas educativas en las acciones de reducción de daños de los profesionales de los CAPS AD y Enel tratamiento de los usuarios de drogas. El problema de nuestra tesis fue: ¿cómo los conceptos, las formas y la interferencia de las prácticas educativas en las acciones de reducción de daños hechas por los profesionales del CAPS AD interfieren en la actuaciónde los profesionales y en el tratamiento de los usuarios de drogas? Defendemos la tesis de que el profesional de salud que trabaja en el CAPS AD adquiere competencias que le permiten trabajar con la reducción de daños desde la perspectiva de las prácticas educativas. Se trató de una investigación cualitativa, exploratoria, desarrollada con profesionales de tres CAPS AD de Alagoas que trabajan con acciones de RD.Para lograr el objectivo, el investigador participó de un círculo de conversación online por Google Meet, y de su grupo de WhatsApp. El número de participantes en este estudio fue de 11 profesionales, de nivel medio y superior. La investigación tuvo aprobación en el comité de ética y tiene el Certificado de Apreciación Ética de Presentación (CAAE) de nº 39254620.7.0000.5013. El marco teórico y metodológico adoptado fue el de las Prácticas Discursivas (SPINK, 2013) con el uso de Repertorios Lingüísticos como concepto analitico. El vínculo afectivo fue considerado como la principal interferencia de las prácticas educativas de los profesionales de la salud mental. Llegamos a la conclusión de que las prácticas educativas para los profesionales del CAPS AD no es un concepto teórico, sino práctico, y que se incluye en su trabajo diario a través de la transmisión de información y orientación, actividades de grupo, presentaciones de vídeo y diapositivas. Estas prácticas educativas interfieren en la actuación y en el tratamiento de los usuarios de drogas a través de la psicoeducación y de la construcción del vínculo emocional entre los profesionales y los usuarios. Este proceso de vinculación favoreció la enseñanza y el aprendizaje en las acciones/prácticas de RD de los profesionales con los usuarios de drogas. |
Palavras-chave: | Práticas educativas Rodas de conversa on-line Práticas Discursivas Redução de Danos Educational practices On-line conversation wheels Discursive Practices Harm Reduction Prácticas educativas Ruedas de conversación en línea Prácticas discursivas Reducción de daños |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Marcos Leandro da. Práticas Educativas realizadas por profissionais de Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD) de Alagoas. 2022. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10052 |
Data do documento: | 1-jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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